A jaqueta de couro é para o homem o que o vestidinho preto é para a mulher: um coringa. A peça nunca sai de moda e combina com qualquer coisa. Porém, cuidado! Alguns usam jaquetas de fundo de armário e acham que estão bem. Não estão.
Segundo o consultor de imagem Alexandre Taleb, a moda está pedindo jaquetas mais curtas e mais rentes ao corpo, e não folgadas como se usava.
“Nos últimos desfiles europeus de outono/inverno, as jaquetas de couro com corte slim estavam por toda parte nas passarelas. O couro está mais fino e com vários detalhes, entre eles um monte de zíperes”, comenta.
De acordo com Taleb, a jaqueta de couro não é apenas uma vestimenta que se coloca quando está frio, mas também um acessório que pode ser usado em todos os lugares, desde que corretamente.
“Muitos homens pegam as jaquetas velhas do armário e acham que estão bem, mas nem tudo que é antigo é legal. Modelos largos e compridos estão fora de moda. Um exemplo são aquelas jaquetas com barrado largo de elástico. Elas nunca devem estar abaixo do quadril, mas acima. Esse é um erro comum nas ruas”, afirma o consultor.
Ao contrário do que muitos pensam, o sapato não deve necessariamente combinar com a jaqueta, mas, sim, com o modelo da calça.
“Fica muito legal colocar um jeans, jaqueta de couro e um sapatênis. É chique e moderno. O couro por si só é muito pesado. Então, não é preciso muitos acessórios, mas também vai muito do estilo da pessoa”, explica o consultor.
CONTINUA -->
Para ele, as jaquetas lisas são as melhores, porque vão bem com tudo. Já as trabalhadas só ficam bem com camisas e camisetas sem detalhes. “As melhores cores são marrom-café e preto, depois caramelo. Outras cores não são aconselháveis, somente se você for ator, cantor ou algo no gênero”, brinca.
É importante lembrar que as jaquetas podem ser usadas em qualquer ocasião, desde que a calça e o calçado estejam de acordo com o ambiente. Segundo Taleb, as melhores marcas de jaqueta são VR, Crawford, Daslu, Zara, Empório Armani, D&G e Guess.
Cuidados para tomar com a jaqueta
- Após usá-la em ambientes fechados, principalmente com muita fumaça, deixar pendurada fora do guarda-roupa por 24h.
- Guardar em cabides de madeira próprios para blazers e casacos.
- Sempre que possível, a cada três meses ou depois de muito uso, limpá-la com cera para couro.
- Em caso de manchas leves na superfície, remover com um pano úmido e limpo. Evite o uso de fluidos de limpeza, detergentes, óleos ou álcool.
- Se surgirem sinais de mofo, use um pano úmido de algodão ou flanela para remover. Nunca coloque no sol para secar. Sempre busque secar à sombra.
- Quando a peça estiver suja ou com mancha profunda, procure uma lavanderia especializada em couros.
- Evite contato direto com a pele, pois o couro tende a atrair a oleosidade natural do corpo, principalmente no colarinho.