Novembro está pintado de azul. Isso porque esse é o mês mundialmente dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, que segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o segundo mais comum entre os homens brasileiros (atrás apenas do câncer de pele não melanoma), com estimativa de 70 mil novos casos em todo Brasil por ano.
VEJA MAIS:
Apesar do alto número de diagnosticados, ainda são poucos os homens que cuidam da saúde de suas próstatas. Uma pesquisa realizada recentemente pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que mais da metade dos homens brasileiros nunca foi ao urologista, o que é alarmante, já que a melhor forma de identificar o câncer de próstata é frequentando um médico especialista anualmente.
E como a conscientização é a melhor forma de mobilizar os homens a cuidarem mais da própria saúde, listamos aqui alguns dos principais sintomas do câncer de próstata. Confira:
DIFICULDADE DE URINAR
Facilmente confundido com infecção urinária, o homem que tem câncer de próstata pode sentir desconforto e coceira no pênis, além de demorar para conseguir urinar.
AUMENTO DA FREQUÊNCIA URINÁRIA
Além da demora e a dificuldade para urinar, há um grande aumento na vontade de ir ao banheiro, principalmente à noite. Este sintoma pode ser facilmente confundido com a diabetes, por isso, quando nota-lo, vá ao médico o mais rápido possível.
DORES NA REGIÃO LOMBAR
Muitas vezes, essas dores são associadas a dores musculares e acabamos não dando a importância devida. Faça um exame médico caso as dores na região lombar se estendam até as coxas e quadris, sinal de que o câncer pode estar evoluindo para um caso mais grave.
DORES NA URETRA
O homem que tem câncer de próstata sente dores intensas na uretra e na bexiga, com sensação de queimação.
SANGUE NOS FLUIDOS
Devido à presença de sangue, é notável a mudança de cor do xixi, da pré-ejaculação e até do sêmen.
DIFICULDADES DURANTE O SEXO
O câncer de próstata provoca dores intensas na hora da ejaculação e grande dificuldade de ereção. Tudo isso, também somado as dores nos membros.
DORES NOS OSSOS
Devido à presença de células malignas no organismo, ocorrem inflamações pelo corpo que provocam dores intensas nos ossos e nas articulações. Sentir dores nas coxas, costas e pelve é muito comum e é bastante confundida com a dor no nervo ciático.
Sobre Nathalia Marques
Curiosa e heavy user de internet, sempre amou tudo que envolve o universo do jornalismo. Nas horas vagas é fotógrafa, mãe de cachorro e leitora compulsiva.
[+] Artigos de Nathalia Marques
Curiosa e heavy user de internet, sempre amou tudo que envolve o universo do jornalismo. Nas horas vagas é fotógrafa, mãe de cachorro e leitora compulsiva.
[+] Artigos de Nathalia Marques