Os homens podem até não ligar muito para os cuidados que tem com seus cabelos, mas sejam lisos, enrolados ou crespos, eles não estão livres de algo que incomoda a qualquer um: a caspa. Pois da mesma forma que um belo sorriso não vale de nada se você tiver o hálito de um leão ao acordar, de nada adianta ter uma linda cabeleira se não há um carinho no trato para que sua pretendente não veja aquela neve nojenta, certo?
A caspa, segundo dermatologistas, está relacionada com uma predisposição individual de oleosidade capilar, e fatores tais como estresse, alterações hormonais, mudanças bruscas de temperatura e alimentação de baixo teor nutritivo, que também predispõem o aparecimento de caspa.
Além dessas razões, existe também a caspa que é ocasionada pela regeneração excessiva da pele, que também causa aquele “pozinho branco” que adora se destacar nas camisas escuras. Ela é conhecida como caspa seca e pode aparecer também pelo uso errado de xampus adstringentes que agridem a pele do couro cabeludo.
No inverno a situação piora ainda mais, por causa dos banhos com água muito quente (que resseca o couro cabeludo) e a menor ingestão de água (que contribui para esse ressecamento), além do uso de bonés e gorros.
A boa notícia, meu amigo, é que este problema tem solução, desde que você siga alguns cuidados básicos diários. Veja quais são eles.
#1 – EVITE USAR CHAPÉUS. Uso frequente de bonés, gorros e chapéus favorecem o aparecimento de fungos e bactérias devido ao suor e a falta de ventilação, que impede que os cabelos sequem naturalmente. No dia a dia, evite usar este tipo de acessório.
#2 – SHAMPOOS. Esporadicamente, use shampoos que combatem a caspa e que contenham componentes em sua fórmula como o peritionato de zinco, o ciclopirox olamina ou cetoconazol. É fácil encontrar esse tipo de produto em farmácias de manipulação.
#3 – ALIMENTAÇÃO 2.0. Sim, o que você come interfere (e muito) na saúde do seu couro cabeludo. Isso porque o excesso de alimentos ricos em gorduras contribui para o aparecimento da caspa. Por isso, pegue leve com a comida.
#4 – MASSAGEIE O COURO CABELUDO. Além de “acalmar o couro cabeludo”, tal prática ajuda a distribuir os ingredientes ativos em todo o cabelo, minimizando os problemas com a caspa.
#5 – NÃO USAR AS UNHAS. Durante o banho, evite ficar esfregando o couro cabeludo com as unhas. Nesse momento, os fios ficam mais propensos a danos quando molhados, logo, além de irritar o couro cabeludo você pode provocar outros problemas aos fios.
#6 – VÁ AO DEMATOLOGISTA. Há alguns casos mais graves de caspa, portanto, ir ao dermatologista para que ele lhe receite remédios e shampoos manipulados é mais do que recomendado quando todas as outras dicas falharam.
Sobre Nathalia Marques
Curiosa e heavy user de internet, sempre amou tudo que envolve o universo do jornalismo. Nas horas vagas é fotógrafa, mãe de cachorro e leitora compulsiva.
[+] Artigos de Nathalia Marques
Curiosa e heavy user de internet, sempre amou tudo que envolve o universo do jornalismo. Nas horas vagas é fotógrafa, mãe de cachorro e leitora compulsiva.
[+] Artigos de Nathalia Marques