Uma boa transmissão de vídeo - tanto na TV, no cinema, em smartphones,nos videogames ou câmeras digitais – tem como componentes uma série de imagens em sucessão muito rápida, criando assim uma sensação de que estão em movimento. Quanto maior o número de quadros por segundo, menor é o espaço entre eles, o que faz com que os movimentos sejam mais fluidos. É exatamente neste ponto que cada vez mais os consumidores exigem e prezam por uma maior qualidade da tela destes aparelhos.
A resolução se refere ao número de pixels ou elementos de imagem que uma tela contém e neste sentido, parece que a tela em Full HD já está se transformando em algo do passado, pois a tecnologia tem evoluídomuito rápido e atualmente só se ouve falar em 4K ou Ultra HD. A maioria desses aparelhos exibe 3840×2160 pixels (alguns até mais) e esse novo padrão de imagem tem altíssima qualidade a qualquer distância. As telas 4k comportam quatro vezes mais pixels que as Full HD –que até o momento eram o ponto mais altode resolução das TVs do mercado.
Uma tela em 4K pode ser realmente deslumbrante! As imagens ganham em profundidade, clareza e tem nitidez impressionante, mesmo quando olhadas de perto. As telas grandes geralmente precisam de uma distância mínima para assistir, já com a TV 4K isso não acontece, pois não é possível sentir a diferença dos pixels mesmo estando posicionado rente à tela.O principal benefício da resolução em 4K é a possibilidade de exibir ainda mais detalhes que qualquer aparelho HD atual.
Famosa por proporcionar verdadeiros shows visuais em propagandas, a Sony lançou em 2013 um comercial em vídeo destinado ao mercado britânico que é repleto de efeitos incríveis, tudo isso em apenas um minuto, para promover os seus televisores 4K. O vídeo simula uma erupção vulcânica com direito ao conteúdo escorrendo por rios e atingindo telhados das casas de uma cidade. O vídeo é muito bonito, pois em vez de lava, colocaram em torno de 8 milhões de pétalas de flores coloridas enfeitando a paisagem, com o intuito de passar a mensagem de que os novos aparelhos têm uma resolução de imagem muito maior e melhor que as de alta definição convencionais.As TVs mais modernas lançadas pela marca são ultrafinas e baseadas na plataforma Android TV que permite aos usuários acessar serviços de vídeo que suportam a resolução 4K diretamente pelo aparelho.
Apesar do conteúdo 4K ainda ser escasso no Brasil, a Sony vem investindo na área ao disponibilizar alguns dos seus filmes nessa resolução. Além disso, a empresa tem investido em excelentescâmeras que gravam em 4K e também emsmartphones de primeira linha, todos com esta mesma tecnologia.