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Lana Del Rey: Born to Die

Sensação entre os jovens, a americana surge como nova promessa da música

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Aclamada pelos críticos e admirada pelos jovens, Lana Del Rey desponta como uma das principais revelações de 2012. Filha do milionário americano Robert Grant, Lana, de 25 anos, é a bola da vez e a preferida da imprensa americana.

O reconhecimento internacional veio bem rápido, tudo aconteceu após o lançamento do single Video Games, em outubro passado. O sucesso foi tão grande, que a canção foi incluída na série Ringe e nomeada Best New Track (Melhor Próxima Música, em tradução livre) pela Pitchfork Media, uma das publicações online mais conceituadas dos Estados Unidos. 

Kid Vinil, nome respeitado no meio da música, enche a moça de elogios e afirma que já esperava este frisson ao redor de Lana. "Eu particularmente já gostava dela desde o lançamento do compacto Video Games, no ano passado, e que saiu apenas em vinil. Além disso, cantei a bola para os meus amigos que esta seria a música do ano eleita pela NME (famosa revista britânica)". 

Críticas e Born to Die 

Mesmo sendo aclamada pelos americanos, o início de carreira não está sendo fácil para Lana, ainda mais após sua aparição no Saturday Night Live, tradicional programa de TV dos Estados Unidos. O show foi bastante criticado pela gigante Rolling Stone, que definiu como desastrosa sua apresentação. Por sua vez, Kid Vinil garante que o nervosismo prejudicou o desempenho de Lana Del Rey. 

"A Rolling Stone americana deu duas estrelas para o disco e achou uma das piores coisas que saíram neste começo de ano. Eu discordo, o disco é bom, ela canta bem. Se no Saturday Night Live ela estava nervosa, na apresentação no Jools Holland (respeitado programa da Inglaterra) Lana foi perfeita. Enfim, as opiniões se dividem, mas Born to Die é meu disco preferido até agora," salienta. 

Born to Die, seu disco de estreia, rendeu bons frutos. Lana foi indicada para alguns dos prêmios mais importantes do cenário musical, como o Brit Awards. Além disso, em função do álbum e do próprio single, os ingressos para um de seus shows em Londres acabaram em menos de 30 minutos. O compacto Video Games ainda integra a trilha de Gossip Girl, uma das séries favoritas dos jovens. 

Com toda sua experiência musical, Kid Vinil destaca o poder aquisitivo da família da jovem como um dos fatores decisivos para seu sucesso. "A estratégia de marketing de Lana Del Rey foi esquematizada para pegar pesado. Com muita grana em caixa, eles (os produtores) resolveram tentar fazê-la emplacar no mercado americano e consequentemente tocar em Gossip Girl. Além disso, foi traçado um plano para atingir o público jovem e mais 'cabeça', ou alternativo moderno (risos)."

Na Inglaterra, o sucesso foi tão grande, que grupos conceituados no cenário alternativo como o Kasabian e o Bombay Bicycle Club incluíram a canção em seu repertório.  "Video Games foi um fenômeno, todo mundo cantou e adorou essa música. As bandas indies gostaram muito de Lana Del Rey, tanto que adotaram sua canção. Este tipo de coisa acontece muito com os grupos ingleses, quando uma faixa estoura e agrada todo mundo, eles incluem no repertório," explica Kid Vinil. 

15 minutos de fama

É comum encontrar artistas que surgem como um verdadeiro foguete e somem do mapa com a mesma rapidez. Com a crescente popularidade das redes sociais, o número de músicos mostrando seu trabalho subiu astronomicamente, justamente por isso fica mais difícil se manter no topo das paradas. Kid Vinil acredita que este fenômeno aconteça e afirma que é preciso alimentar o público com um grande número de hits para sobreviver, especialmente no começo. 

"Tem gente que aparece e desaparece num piscar de olhos, sucesso é uma coisa complicada. Muitas intérpretes surgiram nos últimos anos e desapareceram. Um bom exemplo é Lilly Allen, ninguém aguenta mais ouvir falar dela. Se não rolar um hit atrás do outro, a tendência é que o artista caia no esquecimento ou fique gravando apenas para cumprir contrato com a gravadora."

O próprio Kid Vinil não esconde sua torcida pela jovem. "Espero que Lana consiga superar este ódio de alguns críticos e que isso não prejudique seu trabalho, pois o disco tem pelo menos mais umas cinco músicas que podem virar hit," garante. 

Mas não é só na música que Lana Del Rey faz sucesso. A cantora, já respeitada no mundo da moda, vai estampar a edição de março da revista Vogue. Agora é aguardar pelos próximos trabalhos de Lana Del Rey, que por sua beleza já tem nosso apoio.