Sexo é parte fundamental de muitos filmes e eles não precisam ser necessariamente pornográficos. Tem até filme que não mostra sequer uma mulher nua e é extremamente sensual - em Gilda, Rita Hayworth tira só a luva no strip-tease, por exemplo. Mas também gostamos de ver as cenas de sexo, afinal, como diz Maurício Nunes, autor de Sexo, Cinema e Dois Corpos Fumegantes, somos todos atraídos pelo voyeurismo e nos deliciamos vendo uma mulher nua ou um casal fazendo sexo, sem sermos observados. “O cinema é um espelho de nossos desejos, mas também é um gigantesco buraco de fechadura.”
No livro, mais de 600 cenas são catalogadas por estilo. Pedidos para Nunes listar os 10 filmes com as melhores cenas de sexo. Confira!
Barbarella
Quando a personagem de Jane Fonda chega ao espeço, podemos ficar tristes/chocados em saber que o sexo como conhecemos não acontece mais na Terra; a técnica em vigor envolve uma pílula e ficar de mãos dadas. Mas, felizmente Barbarella aprende que o “o jeito antigo” é muito melhor.
A melhor cena, no entanto não envolve a protagonista na cama com um homem, e sim numa máquina, sendo torturada. A máquina em questão promove tanto prazer que mata sua vítimas, mas não consegue dar conta de Barbarella e acaba pifando. Quem quase morre assistindo a isso somos nós!
Um Quarto em Roma
Um casal tem uma noite de paixão num quarto de hotel. Nada demais até aí... Mas, no filme do espanhol Julio Medem, o casal é formado por mulheres, duas turistas que acabaram de se conhecer.
Se Don Juan Fosse Mulher
Acompanhamos Jeanne, uma francesa que acredita ser a reencarnação de Don Juan, confessar em detalhes suas seduções a um padre. Quem melhor que Brigitte Bardot para dar vida a uma versão feminina do lendário sedutor?
Instinto Selvagem
A cruzada de pernas de Sharon Stone já é o suficiente para transformar o filem num clássico e em um dos nossos favoritos. Mas ele ainda conta com tórridas cenas entre Stone e Michael Douglas.
Último Tango em Paris
O encontro de dois estranhos nunca foi tão intenso. Marlon Brandon e Maria Schneider encenam, entre muitas, uma das mais polêmicas e excitantes cenas de sexo do cinema: ele usa manteiga como lubrificante para fazer sexo anal nela. Não façam isso em casa, crianças!
Sweet Movie
Polêmico, o filme tem duas narrativas. Em uma, acompanhamos as desventuras da virginal Miss Mundo; esteja preparado para golden shower, cropofilia e emetofilia. Na outra, temos uma pirata que seduz homens e crianças a embarcarem em seu navio cheio de doces.
Meus Caros Estudos
Difícil não pensar em Laura como, guardadas as devidas proporções, uma Bruna Surfistinha francesa. O filme nos mostra os programas que a jovem universitária faz para conseguir dinheiro para pagar seus estudos e manter seu padrão de vida.
Calígula
Entre conflitos políticos e traições, vemos que os romanos entediam muito bem de uma boa sacanagem.
A Dama de Vermelho
Teddy Pierce, personagem de Gene Wilder se encanta por Charlotte ao vê-la num momento à la Marilyn Monroe, com a saia de seu vestido vermelho sendo levantada por uma corrente de ar - só que a personagem de Le Brock, não tenta segurá-la. No lugar de Teddy, quem resistiria?
E mesmo com todo o humor que Wilder traz para a cena, quando a dama de vermelho o leva para cama, nós não pensamos em rir.
Lua de Fel
Em Don Juan, Brigitte Bardot se confessa a um padre; em Lua de Fel, que narra sua história é Peter Coyote para Hugh Grant. O personagem de Coyote conta os detalhes de seu conturbado relacionamento com a jovem Mimi, sem nos poupar s encontros sexuais do casal.