Top 10: Clássicos do Mega Drive Um dos mais populares e divertidos videogames dos anos 90, o Mega Drive definitivamente não é apenas Sonic gplus
   

Top 10: Clássicos do Mega Drive

Um dos mais populares e divertidos videogames dos anos 90, o Mega Drive definitivamente não é apenas Sonic

Confira Também

Uma lista dos dez melhores games para Mega Drive parece ser impossível de ser feita. Difícil deixar de fora verdadeiros clássicos como Battletoads, Columns, Herzog Zwei, Bonanza Bros, Super Hang-On ou Kid Chamaleon. Mas, de tudo isso, a verdade é que todo bom jogador de Mega Drive no Brasil tem sua lista e que poucas coisas remetem tanto às boas memórias da infância que algum destes jogos.

Aladdin
Abaixo dos dois primeiros games da saga Sonic the Hedgehog, o mais vendido game para Mega Drive / Genesis é Aladdin - e não à toa. A verdade é que o game é bastante interessante e suas fases são bastante desafiadoras. O mais interessante fato deste game, além de ter levado todos os personagens de destaque do filme, como o Gênio, Jafar, a Princesa Jasmin e até fases bônus com o macaco Abu, é que ele não foi feito no Japão, mas sim nos Estados Unidos, pela Virgin. Prova de que não só os japoneses sabem fazer jogos.

California Games
Nos tempos em que só na locadora você poderia jogar um game novo, California Games era um do tipo que nunca faltava nas estantes. Diferente de outros jogos de esportes, California Games trazia uma lista de cinco deles que nunca antes haviam sido transportados para o videogame, entre eles o Skate Vert, a Mountain Bike e o patins. Sem dúvidas, um precursor dos X-Games na esfera virtual. Clássico.

Earthworm Jim
Talvez apenas as minhocas de Worms rivalizem com a fama de Jim. E isso porque o game, lançado originalmente para Mega Drive, é uma união perfeita de tiros, loucura, ironia e ação. Personagens esdrúxulos, história sem noção, missões malucas. Mas, toda essa diferença fez Earthworm Jim se destacar de uma série de jogos "sem-sal". Seus gráficos, para a época, eram muito bons, assim como sua jogabilidade. Sucesso este que fez da minhoca até protagonista de série de TV.

Fatal Fury
Os gamers da velha guarda até gostam de Street Fighter, mas preferem Fatal Fury. E foi no Neo-Geo, em 1991, que a lenda King of Fighters nasceria. Porém, em 1993 ele sairia das máquinas para chegar na casa de todos os donos de um Mega. Criado por Takashi Nishiyama, mesmo criador do Street Fighter, Fatal Fury tem menos combos e golpes famosos como os de Ryu ou Ken, mas tem uma história muito mais rica, o que faz de Fatal Fury um jogo de luta "justificada". Não é só trocação de porrada!

Golden Axe
De fato um verdadeiro épico medieval para Mega Drive, Golden Axe tem uma história bastante interessante e ao mesmo tempo simples. Bons golpes, ótima jogabilidade e boa trilha sonora. Ou seja, excelente fórmula para um game vingar. Fazendo bem o estilo Conan, o jogo dos futuros machos deste país fez uma verdadeira legião de fãs. Além do modo Arcade convencional, Golden Axe tem um excelente modo de duelos, bastante difícil de ser superado pelos iniciantes. Ótimo game para jogar em 2P.

Gunstar Heroes
Sua grande quantidade de armas e aumento de qualidades do jogador com o passar de Levels, algo típico dos RPGs, mas inserido em um clássico Run and Gun, faz de Gunstar Heroes um dos mais bem qualificados jogos para Mega Drive pela crítica – assim como Castlevania Symphony of the Night para Playstation. Sem dúvidas um clássico que, apesar de não ter chegado ao patamar de Sonic, faz jus às excelentes notas datas pela crítica especializada.

Revenge of Shinobi
Uma rara obra-prima sobre a arte Ninja no videogame, Revenge of Shinobi se tornou um dos mais populares games de Mega Drive, novamente por sua jogabilidade, por sua história e por ser bastante difícil de ser superado. Mas, além disso, sua trilha sonora, composta por Yuzo Koshiro, mestre das trilhas em videogames, também merece um lugar especial em qualquer crítica.

Sonic the Hedgehog
Criado pela própria Sega, de longe o mais bem sucedido jogo do Mega Drive foi Sonic the Hedgehog. Claro, muito em função do marketing da própria Sega, que usou o porco-espinho como seu garoto propaganda por muito tempo. Em sua primeira versão (conhecida popularmente como Sonic 1), foram 15 milhões de vendas; na segunda, Sonic 2, foram 6 milhões; já Sonic 3 e Sonic & Knuckles, mais aproximadamente 1,5 milhão. Comercialmente bem sucedido e um clássico.

Streets of Rage
Mais um clássico Beat 'em up para Mega Drive – quem sabe o maior de seu tempo, ao lado de Golden Axe, principalmente para 2P. Nas peles de Adam, Axel ou Blaze sua missão é acabar com a máfia que dominou uma cidade que estava em paz e onde todos eram felizes. Tão clichê quanto salvar o mundo em qualquer game da série Final Fantasy, mas igualmente genial. Um dos primeiros games do estilo a ter diversos finais, dependendo de suas ações no chefe final.

Super Monaco GP
Depois do clássico Enduro para Atari, Super Monaco GP pode ser considerado um grande avanço para um simulador de corridas – em vários quesitos: realismo, gráficos, jogabilidade. Não há carros oficiais ou pilotos licenciados, mas são tão bem "copiados" que você facilmente nota quem é quem neste game. As pistas sim são originais. O primeiro jogo para quem um dia sonhou em ser piloto de F1.

Bônus: Mortal Kombat
Falar sobre Mortal Kombat, ainda mais com um fã de games de luta e, em especial, de Mega Drive, é chover no molhado. Mas, para quem não sabe, Mortal Kombat, um game que até virou filme de relativo sucesso, teve início nos fliperamas e apenas foi adaptado para Super Nintendo e Mega Drive algum tempo mais tarde. E mesmo tendo sido lançado antes em SNES, o Mortal Kombat se tornou símbolo de Mega Drive por um simples fato: era o que permitia, ainda que através de um código, a presença de sangue. Nada mais justo em um jogo de luta, certo?