Um homem que quando criança teve um Super Nintendo seria capaz de pegar em armas para defender a honra e o orgulho do console japonês. Uma verdadeira máquina de clássicos daqueles que hoje não têm espaço nos videogames de alta tecnologia, é quase impossível não relacionar a infância a alguns nomes como Super Punch-Out, Biker Mice from Mars, Harvest Moon, Megaman X, Simcity, Final Fight ou Killer Instinct. Mas, o top que fecha a trilogia nostálgica dos games tem outros nomes ainda mais famosos dos "nintendeiros" do Brasil.
Chrono Trigger
Que tal começar a lista com o clássico dos clássicos? Dos RPG's, Chrono Trigger é uma das raras unanimidades e mostra o quão íntima era a relação do Super Nintendo com este tipo de jogo. Raros jogadores do videogame não tiveram contato com Crono, Marle, Lucca, Magus e a luta para salvar o mundo dos poderes de Lavos. Se você não faz ideia de quem são esses personagens, é hora de voltar no tempo e jogar este game.
Donkey Kong Country
Gráficos avançados para a época e uma plataforma de jogo mais que consolidada. Fórmula mais que bem traçada para um clássico da Nintendo para seu próprio console (e para provar de verdade a capacidade de seu 16-bit). Um dos mais vendidos e jogados games do Super Nintendo, com mais de 9 milhões na conta. Levou de algumas revistas e publicações prêmios como o de melhor jogo para o console.
F-Zero
Revolucionário, F-Zero é um jogo que fez escola na simulação de corridas futuristas (como Motorhead e Wipeout no PS1 e Pod no PC), mas nunca foi alcançado. Certamente um dos mais difíceis games de corrida, F-Zero se tornou tão famoso quanto Super Monaco GP no rival SEGA Mega Drive. Tão bom que sequer suas continuações são lembradas, tais como F-Zero X, F-Zero AX e F-Zero GX. Prova de que um clássico é impossível de ser reeditado.
Final Fantasy 6
Também é impossível não associar a imagem do Super Nintendo a saga Final Fantasy. Iniciada no Nintendinho a saga viveu sua última fase do SNES em grande estilo com um dos mais clássicos RPG's da história: FF6. Mas, claro, falando em Final Fantasy, quem é fã tem sempre o seu predileto. A concorrência é grande: FF4 e FF5 são também excelentes games.
Legend of Zelda A Link to the Past
Considerado por muitos como o melhor jogo de videogame da história, Legend of Zelda – A Link to the Past é de fato um game para a galeria dos revolucionários, da mesma forma que Castlevania – Symphony of the Night ao Playstation. De fato o nascimento de uma saga que também traz Ocarina of Time para o Nintendo 64, outro clássico. Afinal, quem teve um SNES aprendeu como salvar as princesas: seja a de Mario ou a de Link.
Rock n' Roll Racing
Mais um jogo de corridas para videogame, certo? Não apenas mais um. Rock’n’Roll Racing acendeu na cabeça dos programadores a importância de uma boa trilha sonora. Paranoid (Black Sabbath), Highway Star (Deep Purple) e Born to be Wild (Steppenwolf) são apenas alguns clássicos do game que tornou famoso o heroi Snake Sanders.
Street Fighter 2 Turbo
Se Mortal Kombat virou um clássico para Mega Drive, mesmo tendo sido lançado para SNES, o troco da Nintendo foi dado pela saga Street Fighter, que também foi parar nas telonas. Até hoje mesmo as crianças conhecem os Hadoukens e Shoryukens de Ken e Ryu. Lançado em 1987, o game chegou em seu auge em 1991 com sua continuação. Uma verdadeira Copa do Mundo da porrada, que tem até o Brasil com Carlos Blanka.
Super Mario World
Quando se pensa em videogame, até hoje imediatamente vem a cabeça a imagem do velho senhorzinho italiano de bigode na cara comendo cogumelos e buscando estrelas. O jogo dos jogos é simples, dono de gráficos pouco exorbitantes, mas... quem disse que isso é uma desvantagem? Pelo contrário, Super Mario World é um clássico viciante e que até hoje é capaz de reunir os amigos para uma breja e uma rodada de jogos.
Super Metroid
Um ambiente futurista, uma história interessante e uma plataforma consagrada – mas com uma série de novidades. Um grande clássico que, assim como Mario, nasceu nos tempos de Nintendinho e que mesmo depois do SNES viveu excelentes games. Mas, se você acha que só criatividade foi capaz de criar Super Metroid, o que poucos sabem é que o game foi o primeiro em SNES a conter 24-bit, proporcionando um gráfico e sons acima da média.
Top Gear
Um jogo sem precedentes e que até hoje não teve um bom sucessor. Ao estilo Enduro do Atari, Top Gear é o predileto de muitos "nintendeiros". De fato um jogo inesquecível, assim como sua principal nuance: escolher sempre o carro branco para se dar bem. Paradas no boxe, compras de melhores peças e pistas desafiadoras. Um prato cheio para qualquer um que queira passar horas na frente da TV.
Bônus: International Superstar Soccer Deluxe
Se houve algum jogo que quase 100% dos brasileiros que um dia tiveram um Super Nintendo jogaram, este jogo é ISS. Isso porque, sem dúvidas, o game era o melhor simulador de futebol da época e, justamente por isso, ganhou várias versões "tupiniquins" extra-oficialmente. Como não lembrar das tardes na casa de seu brother jogando Ronaldinho Campeonato Brasileiro 98 ou mesmo a versão original? Um bordão resume tudo: Não vi Pelé, mas vi Allejo.