Bohemia volta às raízes Produção da cerveja volta para Petrópolis com inauguração de centro de experiência cervejeira na Cidade Imperial gplus
   

Bohemia volta às raízes

Produção da cerveja volta para Petrópolis com inauguração de centro de experiência cervejeira na Cidade Imperial

Confira Também

Depois de anos longe da terra natal, a Bohemia volta a ser produzida em Petrópolis com a inauguração da Cervejaria Bohemia, que, além de reforçar a fabricação da cerveja (a produção será de 30 mil hectolitros), vai funcionar como um complexo de entretenimento para quem se interessa em aprender mais sobre a bebida.

O complexo ocupa as mesmas instalações da antiga cervejaria, a primeira do Brasil, fundada em 1845 por colonos alemães, no centro histórico da cidade. São sete mil m² divididos em mais de 20 ambientes, onde serão apresentadas aos visitantes diversas faces do universo cervejeiro: história, rituais, harmonização, degustação, cultura. “Com esse empreendimento a Bohemia pretende dividir seu conhecimento em uma experiência única, interativa e que vai encantar a todos”, afirma Stella Brant gerente corporativa de marketing da Ambev.

Túnel Saga da Cerveja
Ao chegar à Cervejaria Bohemia, o primeiro passo do visitante é conhecer a história da cerveja, desde seu surgimento, retornando oito mil anos na história da humanidade, até a produção de Bohemia nos dias de hoje.

Sala do Mestre
No ambiente está toda a tradição e conhecimento dos guardiões da fórmula de Bohemia: os mestres cervejeiros. Na sala estão expostos documentos, objetos e particularidades dos mestres e da cerveja. Além da história, é mostrada a alquimia dos ingredientes naturais que resultaram na Família Bohemia.

Sala dos Ingredientes
É apresentada aos visitantes o papel e a importância de cada um dos ingredientes, começando com a água cervejeira,  passando pelo malte, pelo lúpulo e chegando finalmente ao levedo. Nessa fase os visitantes podem experimentar o malte puro.

Alquimia e Transformação
Na sala da alquimia, os visitantes poderão conhecer a primeira etapa do processo, onde através da mistura da água, malte e lúpulo, o mosto (mistura açucarada destinada à fermentação alcoólica) cervejeiro é formado. Essa é a parte quente da produção.

Em seguida, tem início a fase fria da produção, quando o mosto se transforma em cerveja depois de passar pelos processos de resfriamento, fermentação, maturação e filtração. Ao término desta fase, o Mestre Cervejeiro é responsável por confirmar a qualidade e perfeição do lote. E aqui o visitante poderá degustar a Bohemia da Fonte que acaba de ser produzida.

Ritual
A Bohemia e suas variantes Confraria, Weiss e Escura possuem seu próprio ritual de apreciação, para que quem bebe possa saborear a cerveja utilizando os cinco sentidos. 

Estúdio
Ambiente de diversão e tecnologia, onde as pessoas aproveitam momentos de descontração com todo o conhecimento adquirido durante a experiência. É possível explorar alguns temas que fizeram parte da visita, tirar fotos, escolher seu próprio rótulo de Bohemia, entre outras atividades interativas. 

Vila Bohemia
É onde você pode observar o real funcionamento de uma cervejaria, acompanhar de perto todo o processo cervejeiro da Bohemia. 

Empório
Aqui os visitantes podem comprar cervejas e taças originais de Bohemia. 

Boteco Bohemia
O nome já diz tudo... E, além das cervejas, tem umas comidinhas para deleite dos visitantes. A mestre-cervejeira e sommelier de cervejas da Ambev, Daniela Dezordi, indica algumas harmonizações: Bohemia Pilsen com filé de peixe empanado, Bohemia Weiss com massas leves com molho ao sugo e saladas, Bohemia Confraria com queijo gorgonzola e embutidos defumados, e Bohemia Escura com sobremesas à base de chocolate e caramelo.

Serviço
Cervejaria Bohemia
Endereço: Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro Histórico – Petrópolis – Rio de Janeiro
Agendamento de visitas:  bohemia.com.br/cervejaria  
Funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 11h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h horas 
Preços: R$ 39,00 inteira (meia entrada para estudantes e idosos) e R$ 15,00 para petropolitanos 
Menores devem estar acompanhados por pais e/ ou responsáveis