Quando se procura por “churrasco” no Google as primeiras imagens que aparecem são as de picanhas suculentas e espetinhos dos mais variados cortes. De fato, a carne é o símbolo do churrasco. Mas, na vida real, também podemos jogar outros alimentos na grelha.
Além de baratear os gastos com carnes, colocar frutas e vegetais na churrasqueira pode garantir deliciosos acompanhamentos e, quem sabe, alguns elogios. E o melhor: dá muito trabalho. Veja as receitas:
Abacaxi
Você, literalmente vai ter que descascar o abacaxi – mas relaxa, o resto da receita é, como diria meu primo caçula, “suave”. Já com a fruta sem casca, coloque-a em um espeto. Em um recipiente misture açúcar e canela (proporção 3/2) e espelhe bem sobre o abacaxi. Leve-o à churrasqueira e espere até que ele doure. Retire do fogo e corte o abacaxi de forma corrida até não haver mais vestígios de canela. Repita todo o processo na parte que sobrou.
Cebola
Simples de fazer, assar cebola na churrasqueira a deixa saborosa e com um leve toque adocicado. Para prepara-la, deixe a cebola na churrasqueira até que sua casca fique meio preta, com aspecto de “está começando a queimar”. Depois tire a casca, acrescente sal, azeite e orégano e pronto. Simples assim.
Banana
O fogo ainda está forte e já está na hora da sobremesa? Leve bananas ao fogo, mas elas precisam estar maduras e com casca. Quando a banana começar a ficar preta é hora deixa-la esfriando (pelo menos até você conseguir tirar a casca com as mãos). Sem casca, jogue um pouco de açúcar e canela sobre a banana. Dica: comê-la acompanhada de um sorvete pode ser uma ótima opção para incrementar ainda mais sua sobremesa.
Batata recheada
Tire a casca da batata e, com uma faca, faça um furo profundo a partir de uma das extremidades. Dentro do buraco formado coloque queijo muçarela, azeitona e bacon (opcional). Tampe o buraco com parte da batata retirada e espalhe azeite, salsinha e sal a gosto pela sua superfície. Enrole-a em papel alumínio e leve a batata à churrasqueira. Quando ela já estiver cozida por dentro, retire a batata do alumínio e deixe-a dourar na churrasqueira.
Berinjela assada
Primeiramente lave a berinjela e corte-a ao meio. Com a faca, faça cortes retos e transversais sobre a parte clara da berinjela, nunca na parte escura (a “pelinha”). Feito isso, passe uma camada de manteiga e cubra a berinjela com tomate picado. Por cima do tomate, coloque fatias de muçarela e, para finalizar, um pouco de queijo ralado. Embrulhe a berinjela em um papel alumínio e leve ao fogo.
Cogumelos
Você vai precisar de uma xícara de shoyo e molho inglês, duas colheres de sopa de manteiga, 50 gramas de cebolinha e 500 gramas de cogumelos grandes (paris ou portobello) . Junte tudo em um só pote e deixe na geladeira por duas horas. Retire da geladeira e separe os ingredientes em dois lugares diferentes. Embrulhe cada um em papel alumínio e leve à churrasqueira. Deixe assar por meia hora. Abra o papel e sirva-se.
Sobre Guilherme de Souza Guilherme
Prefere perguntas a respostas e está num relacionamento sério com o jornalismo. Fã de música e livros, é zagueiro adepto do bom futebol, palmeirense-roxo e ex-taekwondista.
[+] Artigos de Guilherme de Souza Guilherme
Prefere perguntas a respostas e está num relacionamento sério com o jornalismo. Fã de música e livros, é zagueiro adepto do bom futebol, palmeirense-roxo e ex-taekwondista.
[+] Artigos de Guilherme de Souza Guilherme