A poucos dias do início da quarta edição brasileira do Rock in Rio (houve quatro em Lisboa e duas em Madri), o Rio de Janeiro e o Brasil já estão entrando no clima do maior festival de música do planeta, que teve seu debute em 1985, com a participação das principais estrelas do showbizz daquela época. A dose foi repetida duas vezes, em 1991 e 2001, sempre com ampla cobertura da mídia internacional e grande público.
O jornalista Luiz Felipe Carneiro debruçou-se sobre mais de dois mil artigos, além de ter entrevistado os principais organizadores do evento, com destaque para o seu idealizador, Roberto Medina, para concluir o mais completo registro sobre a história do Rock in Rio. A pedido do AreaH, o autor listou as dez principais curiosidades sobre o festival:
1) A lista de aprovados do vestibular 1984/85 saiu no mesmo dia em que Tancredo Neves foi eleito presidente pelo Colégio Eleitoral. No Rock in Rio, só rolava uma piada: “Eu passei no vestibular e o Maluf foi reprovado no Colégio.” No mesmo dia, o estoque de gel verde e amarelo para cabelo esgotou na Cidade do Rock.
2) Quando Roberto Medina já estava quase desistindo do Rock in Rio, pediu ajuda ao assessor de imprensa de Frank Sinatra, que marcou uma coletiva de imprensa com os jornalistas mais influentes dos Estados Unidos para que o empresário brasileiro pudesse apresentar o projeto do festival.
3) Freddie Mercury, líder do Queen, teve um caso com o motorista brasileiro contratado para atendê-lo. Encantado com a gastronomia carioca, pediu que "o do volante" o levasse ao “melhor restaurante italiano da cidade”. Acabaram no La Mole, tradicional restaurante do Rio de Janeiro.
4) Em um dia de folga no Rio, James Taylor participou da Tancredance, festa organizada pelos simpatizantes de Tancredo Neves. Taylor cantou “You’ve got a friend” e levou uma lata de cerveja na cabeça.
5) Como não havia cenário para o show dos Paralamas no Rock in Rio de 1985, os integrantes arrastaram algumas palmeiras, samambaias e avencas dos bastidores para compor o palco.
6) Além de apresentar dois dos melhores shows da segunda edição do evento, George Michael conheceu no Rio o seu futuro namorado, Anselmo Feleppa. Após a sua morte, em março de 1993, Michael compôs “Jesus to a child” em sua homenagem.
7) Antes do primeiro show do Guns n’ Roses, Axl Rose exigiu que fosse servida uma farta macarronada para ele e sua equipe após a apresentação. Quando saiu do banho, o vocalista foi informado de que todos tinham ido embora para o hotel. Ele então pediu que fosse convocada a equipe de limpeza e segurança do Maracanã para dividir o banquete com ele.
8) Antes de se apresentar na noite de estreia da terceira edição do festival, Sting passou a noite de Ano Novo em Salvador, ao lado de Gilberto Gil e respectivas famílias.
9) A cantora Cássia Eller gastou todo o seu cachê bancando as despesas de seus convidados especiais, que dividiram o palco com ela durante o show, como a Nação Zumbi.
10) Jimmy Page, ex-guitarrista do Led Zeppelin, veio ao Brasil junto com o Iron Maiden, em janeiro de 2001, e estava cotado para uma participação especial no show do conjunto britânico. Fortes dores nas costas do músico impediram o histórico encontro.