Considerado o maior evento dedicado aos apaixonados por Harley-Davidson na América Latina, a festa acontece pela primeira vez no Brasil. A partir de sexta-feira, a Marina da Glória recebe milhares de pessoas em 20 mil metros quadrados de espaço. Todos com um sentimento em comum, o amor por uma das motocicletas mais cobiçadas do mundo.
Com pouco mais de um século de história, a Harley-Davidson foi fundada em 1903, em Milwaukee, pelos então jovens Arthur Davidson e William S. Harley. O primeiro modelo surgiu em 1904 e foi batizado de Slient Gray Fellow, por sua cor cinza, única disponível na fábrica, e acreditem se quiser, pelo barulho discreto.
Rio Harley Days
Os organizadores esperam reunir em três dias de festa um total de 30 mil pessoas em um espaço decorado com adereços e modelos clássicos da marca. O programa conta com exposições que além de motos históricas, abrigam diversos acessórios da Harley-Davidson. Concursos, test rides, pocket shows, atrações para a garotada e passeios guiados completam o pacote.
A parte musical recebe nomes importantes do cenário, como o RPM, que executa seus grandes sucessos, a banda All You Need is Love, animando o público com os clássicos dos Beatles, Evandro Mesquita e o Blitz, além de outro apaixonado por velocidade, Nasi. Dentre uma das atrações mais esperadas da festa está um grande desfile pela orla do Rio de Janeiro, com milhares de motos roncando ao mesmo tempo. A diversão segue com o Custom Bike show, concurso que reúne motos de diferentes estilos e características. Os melhores modelos ganham um prêmio especial.
Harley e o Rock’n Roll
A partir da chegada da década de 1970 e a consolidação do chamado hard rock (variação mais pesada do rock’n roll), a marca passou a ser associada diretamente aos amantes do estilo. Um dos maiores símbolos desta ‘religião’ é a banda americana ZZ Top. O conjunto, formado no fim dos anos 1960 no Texas, aliou sua imagem à motocicleta e também inaugurou um novo tipo de motociclista: o apaixonado pelo rock. Para possuir esta credencial é preciso ter barba e cabelos longos, jaqueta de couro e apetite por aventura.
Para completar, o grupo gravou um álbum ao vivo, Harley-Davidson 90th Anniversary Party, apesar de não ser oficial, ele é um registro do show feito pelo ZZ Top para comemorar o 90º aniversário da marca em 1993. Quem também não resistiu montar uma Harley foi Elvis Presley, um louco por motos e que posou ao lado de uma na capa da revista Enthusiast, em 1956.
Curiosidades
A Harley-Davidson sempre teve sua imagem ligada ao exército norte-americano, isso não é à toa, já que ela foi de extrema importância para os Estados Unidos durante o período de guerras no início do século 20. Segundo dados, para a Primeira Guerra Mundial foram encomendadas mais de 20 mil motocicletas, no segundo combate o valor aumentou ainda mais, 90 mil modelos foram usados pelos soldados. Nos dias de hoje, a Harley-Davidson possui uma fundação que mantém relacionamento com militares ativos ou reformados.
Como não poderia deixar de ser, as motos acabam sendo associada às mulheres. Por ser arrojada e dona de um preço não tão acessível, ela é usada por muitos homens como uma ferramenta de conquista.
Recentemente foi lançado, em parceria com a Revista Playboy o calendário HD, que combina em suas páginas a sensualidade algumas das modelos mais cobiçadas do mundo posando montadas em uma Harley. A estrela da estreia do projeto a modelo Marisa Miller.
Os ingressos, que variam entre 56 e 160 reais, podem ser adquiridos pelo site do evento ou em algum dos pontos de venda autorizados.
Serviço
Ingressos: de R$56,00 a R$160,00
Endereço: Marina da Glória - Rua Infante Dom Henrique – Glória
Horário: sexta, das 14h à 1h; sábado, das 10h às 2h; domingo, das 10h às 20h
Faixa etária: Livre – menores acompanhados pelos pais ou responsáveis
Site: www.rioharleydays.com