Dificuldades, superação, lições e inspiração: quando um filme é baseado em fatos reais, as histórias de grandes homens podem servir de inspiração e exemplo para a sua vida.
Confira a lista dos 6 filmes baseados em fatos reais que todo homem deveria assistir:
# A LISTA DE SCHINDLER (1993 - ESTADOS UNIDOS)
Você usaria toda sua grana e fortuna ou levaria a sua empresa à falência para libertar pessoas da escravidão, da exploração, do medo e da morte? Em “A Lista de Shindler”, o filme retrata a história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um empresário alemão membro do Partido Nazista que “comprou” a liberdade de mais de mil judeus nos campos de concentração durante o Holocausto. Em meio ao regime nazista e diante da tensão de uma guerra, o filme mostra o quanto um homem pode ser humanizado independente das circunstâncias em que vive. O filme ganhou 7 Oscars, dentre eles o de “Melhor Filme” e “Melhor Diretor”, para Steven Spielberg.
# À PROCURA DA FELICIDADE (2006 - ESTADOS UNIDOS)
Após perder o emprego, a casa, ser abandonado pela mulher e ter a responsabilidade de cuidar de seu filho de 5 anos sem qualquer recurso financeiro, Chris Gardner (Will Smith) teve todas as chances possíveis de se tornar um homem fracassado. Dormindo em abrigos, estações de trem e banheiros, o drama dirigido por Gabriele Muccino mostra a história de um cara com autoconfiança, determinação e persistência, que descobre o verdadeiro significado da palavra “superação” enquanto muitos no seu lugar teriam jogado a toalha.
# A VIDA É BELA (1997 - ITÁLIA)
Guido (Roberto Benigni), um cara judeu que faz de tudo para evitar o sofrimento do filho durante a Segunda Guerra Mundial, usa a imaginação e faz o moleque acreditar que todo aquele terror era apenas uma “brincadeira”, onde os judeus que seguissem as regras ganhariam pontos: o pai faz tudo para proteger o garoto do medo e manter a esperança viva no meio do caos e do terror de um campo de concentração nazista durante o Holocausto. Com uma história do amor incondicional paterno, o longa foi vencedor de 3 Oscars e rendeu ao italiano Roberto Benigni (que também foi o diretor do filme) o Oscar de melhor ator.
# HOMENS DE HONRA (2000 - ESTADOS UNIDOS)
Esta grande história envolve a vida de dois homens, mas apenas uma é real: a do jovem Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.), que se alista na Marinha para realizar o sonho de se tornar um mergulhador de elite. O outro é Billy Sunday (personagem fictício interpretado por Robert De Niro), comandante da Marinha americana e instrutor de mergulho. Suas histórias se cruzam quando Carl entra para a escola de mergulhadores, onde o jovem supera a discriminação racial, os testes, e a burocracia militar para se tornar um mergulhador. Desse encontro nasce um respeito mútuo que contribui para ambos superarem as dificuldades e obstáculos que ainda surgem pela frente. Sob direção de George Tillman Jr., o filme mostra a história de dois caras completamente diferentes, mas que lutam por seus objetivos com coragem e possuem algo que todo cara deveria preservar: a honra.
# INTOCÁVEIS (2011 - FRANÇA)
Philippe (François Cluzet) é um multimilionário francês que tem tudo do bom e do melhor na vida, a não ser os movimentos do pescoço para baixo. Precisando de um auxiliar de enfermagem para a sua rotina em sua bela mansão, em um processo seletivo Philippe escolhe o mais improvável candidato para o perfil do cargo: Driss (personagem interpretado por Omar Sy e inspirado em Yamin Abdel Sellou), um cara problemático que acaba de sair da prisão. Surge então uma forte amizade entre os dois e a parceria vira motivação para o milionário voltar a viver com alegria. A brilhante história escrita e realizada por Olivier Nakache e Éric Toledano, adaptada do livro autobiográfico de Philippe Pozzo di Borgo, destaca a importância da parceria e da amizade na vida de um cara. O trabalho rendeu ao longa a marca de “filme mais rentável da história da França”, arrecadando cerca de US$ 420 milhões de dólares com um orçamento de 9,5 milhões de euros.
# UMA MENTE BRILHANTE (2001 - ESTADOS UNIDOS)
Baseado na história de John Nash (Russell Crowe), um gênio matemático que desenvolveu aos 21 anos a chamada “teoria dos jogos”, o filme retrata o lado obscuro de sua genialidade: a esquizofrenia. O drama também mostra a importância de uma mulher parceira na vida de um cara, quando Nash se casa com Alicia (Jennifer Connelly), mulher que enfrenta a barra e não abandona o gênio em seus piores dias. Com uma história de tormentas, delírios, alucinações e muita superação, o longa dirigido por Ron Howard recebeu 4 Oscars, dentre eles o de melhor filme.