Sobreviver no mundo da música não é tão fácil quanto parece. Mesmo depois de ter alcançado sucesso, muitos artistas acabam colocando seus egos extremamente inflados para duelar. Para comemorar esta data tão especial em homenagem ao rock, reveja agora algumas das intrigas que dividem fãs até hoje.
Lobão x Caetano
Tudo começou quando Lobão, cansado de ver Caetano Veloso opinando a toda hora sobre qualquer assunto na imprensa, passou a atacar o artista. Depois de muita troca de farpas pelos jornais, Lobão decidiu pisar fundo na discussão e gravou a canção Mano Caetano -- onde a prolixidade da letra é apenas uma das referências ao compositor baiano. Como se esperava, Caetano não engoliu e respondeu os ataques de Lobão de forma sutil na música Rock’n raul, sob a aura de sua tumultuada relação com Raul Seixas. O ícone da MPB compôs ainda Lobão Tem Razão em busca de uma trégua na disputa, após declarar sua comoção ao ouvir a Mano Caetano. No entanto esse clima durou pouco, já que no dia da estreia de um show do artista baiano, Lobão voltou a atacar Caetano sem piedade.
Camelo x Chorão
Depois de recorrentes críticas públicas de Camelo sobre o vocalista da banda Charlie Brown Jr, a coisa pegou quando os dois se encontraram por acaso no Aeroporto de Congonhas. O ex-Los Hermanos chegou a acusar Chorão de ter se vendido a uma marca famosa de refrigerantes e acabou com o nariz quebrado. Enquanto Camelo diz ter sido agredido, o líder do grupo santista afirma que apenas se defendeu do “ataque” dos barbudos.
Dave Grohl x Courtney Love
A disputa entre o ex-baterista do Nirvana e a viúva de Kurt Cobain teve início pouco tempo depois da morte da lenda do rock. O desafeto ficou mais evidente em episódios como o lançamento da faixa inédita “You Know You’re Right” numa compilação em 2002, o que Love tentou impedir com unhas e dentes numa batalha judicial contra Grohl e Krist Novoselic. Ela chegou a acusar o atual lider do Foo Fighters de sobreviver ao Nirvana “pagando de bom moço”, enquanto ele não passaria de “um cara medíocre que tem problemas comigo, motivo pelo qual continua escrevendo canções sobre o quanto me odeia”, declarou Love. Em resposta, Grohl foi pitoresco: “Ela é uma p*** horrorosa”.
Kurt Cobain x Axl Rose
Nos bastidores do VMA de 1992, Cobain se aproveitou por estar segurando um bebê no colo para provocar o esquentadinho vocalista do Guns n’Roses. Courtney entrou na onda e também alfinetou Axl Rose, o qual ameaçou dar uma coça em Cobain caso ele não calasse a esposa. Apesar de nunca terem saído no pau, os dois trocaram “afagos” em suas declarações posteriores à imprensa. “Eles são pessoas sem talento real, escrevem músicas de merda e são a banda de rock mais popular do momento. Eu não acredito”, disse Kurt antes de morrer. Axl se defendeu em diversos shows, chegando a afirmar: “alternativo, para mim, significa basicamente uma pessoa como Cobain: um drogado casado com uma esposa viciada”.
Blur x Oasis
Não é surpresa que os irmãos Gallagher tenham cuspido no prato que comeram. Formado em 1989, o Blur abriu caminho na cena britpop para o Oasis, que apareceu somente dois anos mais tarde. Apesar das ofensas frequentes que trocavam na mídia, a coisa esquentou mesmo quando ambas lançaram singles no mesmo dia: o “Country House”, do Blur superou as vendas de “Roll With It”, do Oasis. Daí em diante, Noel disse que os integrantes do Blur morreriam de Aids e Liam declarou que desceria o cacete em todo mundo. Tudo aparentemente acabou depois que Damon Albarn tirou a maior onda da rivalidade, convidando o Oasis para participar do Gorillaz.
Kim Deal x Black Francis
A parceira entre Kim Deal e Black Francis foi responsável pelo sucesso do Pixies, grupo que influenciou bandas como Sonic Youth, Nirvana e Placebo. Por outro lado, suas diferenças promoveram o fim no auge da banda, às vésperas do lançamento do álbum Bossanova. Eles ainda tentaram uma reaproximação em 2004, quando fizeram um show no Brasil, porém as brigas entre a velha dupla de “camaradas” desanimou a turma a seguir novamente rumo às paradas de sucesso.
Rita Lee x Arnaldo Baptista
Parceiros no Mutantes, uma das bandas brasileiras mais respeitadas até hoje no cenário internacional, Lee e Baptista tiveram um relacionamento conturbado. Depois de muita sacanagem, drogas e música na época de ouro do grupo, quando viviam numa comunidade alternativa, o casamento chegou ao fim. Baptista jamais aceitou a separação e passou uma longa época perturbado, fazendo críticas ásperas nas entrelinhas de seu álbum pra lá de pirado, Loki. Rita Lee jamais deu muita atenção ao assunto, mesmo depois da tentativa de suicídio de Baptista.