Carro sem motorista Aposta ousada da gigante Google, veículo já rodou quase 500 mil km e mostra que pode estar pronto para o lançamento gplus
   

Carro sem motorista

Aposta ousada da gigante Google, veículo já rodou quase 500 mil km e mostra que pode estar pronto para o lançamento

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Não está longe o dia em que os cegos poderão dirigir carros tranquilamente pelas ruas e estradas do mundo afora. Serão tempos onde o motorista na verdade será um supervisor de operações, já que os smart cars darão conta de seguir o trajeto com segurança mesmo em alta velocidade. 

Parece ficção, mas é isso que o Google promete para o futuro próximo. Enquanto milhões aguardam o lançamento de seus óculos futuristas, seu projeto de veículo autônomo também vem provocando o imaginário do público por causa de seus resultados. A companhia norte-americana anunciou que cerca de uma dúzia de carros autônomos já rodaram um total de 480 mil km sem qualquer acidente provocado pelo computador a bordo. 

Funcionando como um piloto automático de avião, o sistema que guia o automóvel conta com sensores, câmera e até um laser que informam a presença de obstáculos à frente -- e pode ser desligado a qualquer momento pelo usuário. O primeiro modelo a receber licença para rodar com o novo recurso foi o Toyota Prius, e hoje a frota de cerca de doze smart cars inclui até o híbrido Lexus RX450h.

No entanto, o veículo já bateu em outros na Califórnia, embora quando estava apenas sob controle humano. Ainda assim a empresa está animada com os números, mas alerta que “ainda há um longo caminho a percorrer”. Os automóveis ainda precisam aprender como lidar com pistas cobertas de neve, por exemplo, e saber como interpretar sinais de obras temporárias, entre outras situações que podem gerar um loop no sistema. Além disso, os smart cars atualmente só conseguem andar no limite de velocidade estipulado pela maioria das rodovias -- e não abaixo dele.

Ainda resta saber também quantos desses quilômetros foram percorridos na pista secreta do Google -- a existência do lugar foi revelada sem querer pelo presidente-executivo Google, Eric Schmidt. Durante uma recente conferência, ele deixou escapar que a companhia possui um circuito de corrida numa localidade desconhecida, onde o veículo estaria deixando carros guiados por pessoas para trás comendo poeira. 

Muito mais que um mero brinquedo de ostentação, no Brasil o carro inteligente seria antes uma solução de saúde pública -- a cada 30 segundos acontece um acidente no país, segundo dados do Seguro DPVAT. Apesar do total de mortos no trânsito ter caído no comparativo anual, ele dobra no carnaval e, mesmo fora de época, 160 pessoas morrem diariamente entre ferragens e asfalto.