Se conversar com amigos via FaceTime do iPad já encurta distâncias e surpreende principalmente os que pertencem à geração X, o que você diria se pudesse estar em vários lugares ao mesmo tempo? Mesmo que não seja em carne e osso, a Double Robotics trouxe finalmente ao mercado uma solução capaz de dar mobilidade física ao usuário de um tablet em qualquer lugar do planeta.
Batizado simplesmente de Double, o equipamento lembra bastante um Segway e conta com um eixo robotizado ao qual são conectados duas rodas e um suporte para iPad na parte superior. Assim que o tablet é conectado ao gadget, o robô pode ser controlado remotamente por outra pessoa através de um app em um segundo iPad, permitindo que o indivíduo se mova como se estivesse no local.
O peso de apenas 7 kg mostra que o Double não representa uma ameaça aos pés de colaboradores ou pets corporativos. Embora não seja novidade exclusiva no segmento, o Double é o primeiro modelo disponível para compra e utilização em escritórios, museus, hospitais, lojas, escolas e lares. Movido a bateria de lítio, ele garante uma autonomia de oito horas de uso e demora cerca de duas horas para recarregar. Com seu suporte para tablet ajustável, o robô pode chegar a até 150 cm de altura, e sua velocidade não ultrapassa os 2 metros por segundo.
Um dos grandes inconvenientes do Double,entretanto, é que ele não traz um iPad de série, apesar do seu preço ainda elevado de US$ 1.999 para encomendas -- US$ 2.499 quando estiver nas prateleiras. A fabricante norte-americana declarou que os primeiros exemplares produzidos do dispositivo já foram esgotados, mas que está aceitando encomendas para 2013.
Exceto pela mobilidade, o conceito do dispositivo remete muito às teletelas descritas por George Orwell no romance distópico 1984, publicado há mais de 60 anos. No clássico inglês, elas aparecem como forma de comunicação bidimensional usada por uma oligarquia coletivista para controlar as pessoas. Mas conspirações à parte, o vídeo promocional da Double Robotics que mostra o gadget em ação prova que a tecnologia veio mesmo é para facilitar a nossa vida.