Apesar da máxima de que gosto não se discute, devemos levar em conta que se tratando de determinados assuntos há algumas unanimidades, e entre as artes isso chega a ser corriqueiro, porque talvez determinado trabalho tenha sido o pontapé inicial para todo um movimento, e isso faz deste uma obra incontestável.
Munido dessa lógica, batemos um papo com Marcos Brolia do 101 Horror Movies, e selecionamos os 5 filmes de terror definitivos, lembrando que talvez eles não sejam os mais nojentos e repleto de gore, mas sim os filmes definitivos para todo o cinema de terror. Confira a lista:
Stanley Kubrick resolveu adaptar o livro de Stephen King e fazer sua obra-prima do horror. Apesar de desviar absurdamente da história do escritor (que inclusive o deixou puto da vida), meteu e ainda mete medo em muita gente com a performance psicótica de Jack Nicholson e seu machado, um hotel mal assombrado com vastos corredores labirínticos, um garoto com poderes mediúnicos e aquelas assustadoras duas garotinhas mortas convidando para "brincar com elas".
O espanhol REC é um pânico só! Estilão found footage, uma repórter e o cinegrafista ficam presos em um prédio em Barcelona para descobrir que ali está rolando o foco de uma epidemia zumbi. Correria, gritos, sangue, câmera na mão e visão noturna para se descobrir que a causa daquele surto é muito mais demoníaca do que qualquer um imaginava em um final claustrofóbico!
Medo de assombração? Que nada. Mais assustador são os assassinos da vida real, aquele maluco psicopata que é um demente e pode te matar sem o menor remorso. Pior ainda quando ele é um canibal, deformado, que usa uma máscara feita de pele humana e anda para cima e para baixo com uma serra elétrica, como o Leatherface de O Massacre da Serra Elétrica, inspirado no serial killer Ed Gein.
Nada supera o pavor de você ver a Sadako saindo da televisão ao assistir Ringu - O Chamado pela primeira vez! A versão japonesa original do hollywoodiano O Chamado foi o responsável por colocar o gênero J-Horror (japanese horror) no mapa e fazer uma galera se borrar de medo de espíritos de garotas orientais cabeludas que se arrastam por aí, cheias de rancor para dar.
Não adianta. Ano entra, ano sai, toneladas de novos filmes de terror são produzidos, mas ninguém consegue superar O Exorcista. Nenhum outro, senão o clássico de William Friedkin, baseado no livro de William Peter Blatty, conseguiu até hoje mexer tanto com a psique e o medo das pessoas do sobrenatural e do demônio. Isso sem contar todas as cenas clássicas, como da levitação, da cabeça da Regan girando em 360º, a heresia do crucifixo e o vômito de abacate.