Um grito impossível de ser copiado, uma marca que não tem compradores, tem fieis e uma história única nas pistas. Quando o cavalo rampante aparece na área, não há como não olhar ou deixar de ouvir. Em ordem cronológica o AreaH elenca alguns dos mais fantásticos superesportivos da história automobilística. Afinal se é para falar de carro, que seja algum da maior lenda do asfalto: a Ferrari.
Ferrari 250 GTO (1962-1964)
Criado especialmente para competição, particularmente para a FIA Grand Touring, o Ferrari 250 GTO foi um carro para pouquíssimos. Apenas 39 foram produzidos e sua capacidade era tamanha que seus compradores tinham que ser aprovados por Enzo Ferrari em pessoa. Com um motor 3.0 V12 de mais de 300cv atingia os 270km/h fácil.
Ferrari Daytona (1968-1973)
A última e mais veloz Ferrari para duas pessoas com motor dianteiro e tração traseira teve seu apogeu no início dos anos 1970: De fato o modelo 365GTB/4, popularmente conhecido como "Daytona" é simples, brutal e incrivelmente eficiente. Motor 4.3 V12, capaz de levar o modelo a 280km/h com estabilidade e todo o poder Ferrari.
Ferrari Dino 246 (1968-1976)
Apesar de ter sido lançada em 1968 como mais um carro de produção, se é que não é uma heresia apontar uma Ferrari como apenas "mais uma", só no ano seguinte, 69, viria o Dino 246 GTS, este sim um carro especial. Tão especial quanto a homenagem do Commendatore a seu então recém falecido filho Dino, nomeando aquela pérola vermelha com seu nome. O carro recebeu especialmente um motor V6 DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), pois Dino planejava este motor para a Fórmula 2.
Ferrari 288 GTO (1984-1985)
Outro GTO, ou seja um carro para competições, certo? Bom, era para ser, mas no fim esta história mudaria. Projetado para as pistas, uma Ferrari 288 GTO nunca chegou a correr, pois como era exigida a produção de ao menos 200 modelos para a inscrição de um modelo em competições GT, e além do 288 GTO apenas o Porsche 959 teve o número atingido, o modelo foi mesmo para a rua. Alguns apontam o modelo como o "pai" da Ferrari F40, pois em seu modelo Evoluzione os carros parecem bastante.
Ferrari Testarossa (1984-1996)
Sem dúvidas este modelo é um dos mais populares da história da escuderia italiana. Muito marcante entre as décadas de 80 e 90, a Testarossa se tornou célebre pela aparição no seriado Miami Vice e simbolizava glamour. Velocidade? Também! Afinal, 291km/h em um motor em liga de 395,5cv, que roncava na traseira do carro, um dos mais largos da montadora. Um lindo clássico.
Ferrari F40 (1987-1992)
O último carro abonado pelo Commendatore Enzo Ferrari se tornou muito maior que apenas o carro mais veloz de produção do mundo à época. O F40 se transformou em uma lenda, presente no inconsciente coletivo dos amantes de carro e desejado até hoje. Além do mais, era a primeira vez que um motorista comum poderia alçar velocidades acima dos 300km/h – e bota acima nisso (323km/h). Foram produzidos 1.311 bólidos que até hoje valem milhões e milhões. A Ferrari agradece.
Ferrari F50 (1995-1997)
Substituir a F40 não seria tarefa fácil, mas a F50 fez este papel com louvor. Desde seu design arrojado a sua fantástica velocidade final (325km/h), o modelo de aniversário de 50 anos da Ferrari tinha tecnologia e materiais derivados da equipe de Fórmula 1 da marca. É um dos carros mais desejados já produzidos, ao lado de carrões como a McLaren F1 e sua própria irmã mais velha F40.
Ferrari Enzo (2002-2004)
Talvez o melhor carro de rua da Ferrari. Quando lançado apenas 400 modelos foram produzidos para os mais ricos e distintos clientes. Assim como o F50, o modelo Enzo também foi construído com tecnologias usadas na Fórmula 1. Um destaque para seu sistema aerodinâmico que levanta um spoiler e flaps quando o esportivo atinge altas velocidades, criando sustentação para não deixá-lo descolar. 363km/h de máxima.
Ferrari F430 (2004-2009)
Inspirado nos carros de corrida antigos (será?), a Ferrari F430 não é um destaque tão grande no quesito design, uma vez que sua traseira chega a ser uma cópia da Enzo. Sua velocidade máxima é a de 315km/h, o que também não a coloca como uma das mais rápidas da série, mas, som de V8 não tem igual.
Ferrari F12 Berlinetta (2012-)
E para quem tem dúvida de que a lenda continua mais viva que nunca, a Ferrari F12 Berlinetta está aí para comprovar o contrário. Mais um superesportivo italiano que faz parecer que a escuderia produz bólidos com cada vez menos defeitos. Neste modelo são várias vantagens: motor dianteiro, tração traseira e câmbio automático mais que especial, dono de uma transmissão ultrarrápida. Motor 6.3 V12 que geram 340km/h.