A história dos 60 anos do Fusca no Brasil Um dos carros mais amados pelos brasileiros já liderou as vendas de veículos no país gplus
   

A história dos 60 anos do Fusca no Brasil

Um dos carros mais amados pelos brasileiros já liderou as vendas de veículos no país

Confira Também

Há muitos homens que não entendem muito sobre o mundo dos carros. Alguns, ao serem questionados sobre o nome de uma peça ou o modelo de um automóvel, tornam o desconhecimento evidente. Porém, há um modelo que dificilmente alguém desconhece no Brasil: o Fusca.

LEIA TAMBÉM

Queridinho de motoristas durante muitos anos, o veículo montado pela Volkswagen completa 60 anos do lançamento em território tupiniquim com todas as peças nacionais. 

O modelo, que já rodava na Alemanha desde a década de 1930, teve seu primeiro exemplar por aqui em 1959, durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961).

O Beetle, Maggiolino, Escarabajo, ou simplesmente Fusca, tornou-se símbolo cultural, popularizou-se por todo o território brasileiro, e resistiu às investidas dos concorrentes durante décadas. Para chegar a esse ponto, foi favorecido pelo incentivo dado à industrialização, medida planejada pelo governo de Kubitschek.

RAÍZES GERMÂNICAS
Muito antes de chegar ao Brasil, o Fusca já havia se tornado popular a mais de nove mil quilômetros daqui. Na Alemanha, em 1935, o projetista Ferdinand Porsche liderou o modelo que seria popular no país europeu e, depois, no Brasil. A encomenda do carro havia sido feita por Adolf Hitler, líder da Alemanha Nazista. Como o país vivia um momento de instabilidade econômica e, por consequência, uma queda no potencial de consumo da população, Hitler queria um carro "acessível a todos".

O Fusca, com o tempo, foi se tornando popular na Alemanha, mas sofreu um abalo em sua produção devido à Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Após o fim dos conflitos bélicos, a Economia voltou a se estruturar e o carro da Volkswagen chegou ao milionésimo modelo produzido no ano de 1955. 

FUSCA À MODA BRASILEIRA
Com o aumento da produção do Fusca na Europa, o modelo não demorou para também construir suas raízes em outros territórios. Aqui na América do Sul, mais especificamente no Brasil, o fusquinha prosperou principalmente devido à política desenvolvimentista vigente no país. 

O veículo já era montado no Brasil desde o começa da década de 1950, porém, a Volkswagen ainda utilizava peças importadas na composição do automóvel. Com a decisão de desenvolver a indústria nacional e a abertura para o capital internacional, Juscelino Kubitschek, presidente na época, beneficiou as montadoras, inclusive a alemã, dona do "Beetle". A Volkswagen estabeleceu-se em São Bernardo do Campo (SP) e, em 1959, fez com que as primeiras unidades do Fusca nacional saíssem da fábrica.

Logo no primeiro ano do lançamento do produto "100% nacional", o Fusca já fez muito sucesso. Até 1982, o automóvel da Volks foi um dos mais vendidos do país, um dos principais destaques do mercado automobilístico e figura cativa na paisagem das cidades. Em 1986, o Fusca parou de ser produzido e só voltou a ser fabricado em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco. 

Apesar de todo seu charme e história, três anos depois o fusquinha voltou a sair de cena - pelo menos nas fábricas, já que nas cidades eles continuaram colorindo as ruas por muito tempo. O Fusca tinha sua imagem vendida na mídia como um carro feito para a família. E isso, claro, também chegou até as produções culturais televisivas. O modelo da Volkswagen marcou presença muitas vezes em novelas e foi tema de músicas nas últimas décadas do século 20 e começo do 21.   

UMA NOVA IDEIA
A montadora alemã dona do Fusca voltou a apostar em seu carro consagrado e o relançou como modelo 2012. Com mudanças bem perceptíveis no visual e em algumas funções, o veículo foi mais uma tentativa da Volks em popularizar o carro queridinho do Brasil nas ruas do país. Porém, após um número bem mais limitado de vendas em comparação com cenários anteriores, a empresa decidiu pôr fim à investida em 2018, quando anunciou que a partir deste ano o "novo Fusca" não deve continuar sendo produzido.    

Atualmente, o bom e velho fusquinha não figura mais entre os carros mais vendidos e nem mesmo protagoniza propagandas na televisão. Seu nome, no entanto, é lembrado sempre que fala-se de carros clássicos ou modelos famosos. Alguns, inclusive, já desfilam pelas ruas com placas pretas - destinadas a carros antigos que possuem características originais. 

O modelo, que um dia foi o mais vendido do Brasil, hoje em dia está no imaginário dos amantes de automóveis e na garagem de quem ainda preserva seu precioso tesouro. Resiliente ao tempo e com visual despojado, o Fusca completa neste ano 60 primaveras de seu lançamento no Brasil. Sua história ainda será lembrada muitas vezes, já que faz tempo que esse carrinho rechonchudo entrou para a história.  


Rudiney Freitas