Há muitos homens que não entendem muito sobre o mundo dos carros. Alguns, ao serem questionados sobre o nome de uma peça ou o modelo de um automóvel, tornam o desconhecimento evidente. Porém, há um modelo que dificilmente alguém desconhece no Brasil: o Fusca.
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Queridinho de motoristas durante muitos anos, o veículo montado pela Volkswagen completa 60 anos do lançamento em território tupiniquim com todas as peças nacionais.
O modelo, que já rodava na Alemanha desde a década de 1930, teve seu primeiro exemplar por aqui em 1959, durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961).
O Beetle, Maggiolino, Escarabajo, ou simplesmente Fusca, tornou-se símbolo cultural, popularizou-se por todo o território brasileiro, e resistiu às investidas dos concorrentes durante décadas. Para chegar a esse ponto, foi favorecido pelo incentivo dado à industrialização, medida planejada pelo governo de Kubitschek.
RAÍZES GERMÂNICAS
Muito antes de chegar ao Brasil, o Fusca já havia se tornado popular a mais de nove mil quilômetros daqui. Na Alemanha, em 1935, o projetista Ferdinand Porsche liderou o modelo que seria popular no país europeu e, depois, no Brasil. A encomenda do carro havia sido feita por Adolf Hitler, líder da Alemanha Nazista. Como o país vivia um momento de instabilidade econômica e, por consequência, uma queda no potencial de consumo da população, Hitler queria um carro "acessível a todos".
O Fusca, com o tempo, foi se tornando popular na Alemanha, mas sofreu um abalo em sua produção devido à Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Após o fim dos conflitos bélicos, a Economia voltou a se estruturar e o carro da Volkswagen chegou ao milionésimo modelo produzido no ano de 1955.
FUSCA À MODA BRASILEIRA
Com o aumento da produção do Fusca na Europa, o modelo não demorou para também construir suas raízes em outros territórios. Aqui na América do Sul, mais especificamente no Brasil, o fusquinha prosperou principalmente devido à política desenvolvimentista vigente no país.
O veículo já era montado no Brasil desde o começa da década de 1950, porém, a Volkswagen ainda utilizava peças importadas na composição do automóvel. Com a decisão de desenvolver a indústria nacional e a abertura para o capital internacional, Juscelino Kubitschek, presidente na época, beneficiou as montadoras, inclusive a alemã, dona do "Beetle". A Volkswagen estabeleceu-se em São Bernardo do Campo (SP) e, em 1959, fez com que as primeiras unidades do Fusca nacional saíssem da fábrica.
Logo no primeiro ano do lançamento do produto "100% nacional", o Fusca já fez muito sucesso. Até 1982, o automóvel da Volks foi um dos mais vendidos do país, um dos principais destaques do mercado automobilístico e figura cativa na paisagem das cidades. Em 1986, o Fusca parou de ser produzido e só voltou a ser fabricado em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco.
Apesar de todo seu charme e história, três anos depois o fusquinha voltou a sair de cena - pelo menos nas fábricas, já que nas cidades eles continuaram colorindo as ruas por muito tempo. O Fusca tinha sua imagem vendida na mídia como um carro feito para a família. E isso, claro, também chegou até as produções culturais televisivas. O modelo da Volkswagen marcou presença muitas vezes em novelas e foi tema de músicas nas últimas décadas do século 20 e começo do 21.
UMA NOVA IDEIA
A montadora alemã dona do Fusca voltou a apostar em seu carro consagrado e o relançou como modelo 2012. Com mudanças bem perceptíveis no visual e em algumas funções, o veículo foi mais uma tentativa da Volks em popularizar o carro queridinho do Brasil nas ruas do país. Porém, após um número bem mais limitado de vendas em comparação com cenários anteriores, a empresa decidiu pôr fim à investida em 2018, quando anunciou que a partir deste ano o "novo Fusca" não deve continuar sendo produzido.
Atualmente, o bom e velho fusquinha não figura mais entre os carros mais vendidos e nem mesmo protagoniza propagandas na televisão. Seu nome, no entanto, é lembrado sempre que fala-se de carros clássicos ou modelos famosos. Alguns, inclusive, já desfilam pelas ruas com placas pretas - destinadas a carros antigos que possuem características originais.
O modelo, que um dia foi o mais vendido do Brasil, hoje em dia está no imaginário dos amantes de automóveis e na garagem de quem ainda preserva seu precioso tesouro. Resiliente ao tempo e com visual despojado, o Fusca completa neste ano 60 primaveras de seu lançamento no Brasil. Sua história ainda será lembrada muitas vezes, já que faz tempo que esse carrinho rechonchudo entrou para a história.
Sobre Rudiney Freitas
Apaixonado por livros, esportes, cinema, música, a vida e seus passageiros. No mundo do jornalismo porque gosta de se comunicar, até por sinal de fumaça.
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