Uma das maiores preocupações das pessoas na hora da compra do carro é a desvalorização, isto é, quanto de dinheiro você vai "perder" ao revender seu veículo daqui a alguns anos. Segundo muitos especialistas do ramo, a depreciação de um bem costuma variar basicamente em função da demanda e da oferta. Quanto mais procurado é um carro, menos valor ele perde ao longo do tempo. Por isso, os modelos que menos se depreciam costumam ser os mais populares, já que são revendidos com mais facilidade.
[VEJA MAIS: 10 carros que mais desvalorizam após um ano de uso]
Mas isso não é uma regra. Alguns modelos mais luxuosos também podem aparecer entre os menos depreciados por questões pontuais, como a alta demanda no mercado e oferta reduzida, o que mantém seu preço de revenda mais próximo ao valor pago inicialmente.
Para ajudar os consumidores a fazer um bom negócio na hora de vender ou comprar um carro, a Agência AutoInforme divulga anualmente um ranking do Selo Maior Valor de Revenda. O último levantamento, feito em 2016, mostrou a depreciação média dos 200 veículos mais vendidos do Brasil entre os meses de agosto de 2015 e agosto de 2016. O resultado foi obtido comparando o preço pelo qual a versão zero-quilômetro do carro foi anunciada em agosto de 2015 e o valor pelo qual o mesmo modelo seminovo foi anunciado no mesmo mês do ano seguinte.
Ficou curioso? Veja abaixo agora os carros que menos desvalorizam após um ano de uso, de acordo com o estudo da AutoInforme.
Sobre Nathalia Marques
Curiosa e heavy user de internet, sempre amou tudo que envolve o universo do jornalismo. Nas horas vagas é fotógrafa, mãe de cachorro e leitora compulsiva.
[+] Artigos de Nathalia Marques
Curiosa e heavy user de internet, sempre amou tudo que envolve o universo do jornalismo. Nas horas vagas é fotógrafa, mãe de cachorro e leitora compulsiva.
[+] Artigos de Nathalia Marques