O lançamento de um novo carro é um segredo industrial e as montadoras fazem de tudo para esconder os detalhes e divulgá-los apenas no momento certo - evitando que a concorrência saiba antes, que os jornalistas de revistas e sites especializados publiquem alguma imagem como "furo de reportagem" ou mesmo que uma pessoa comum poste uma selfie ao lado da novidade. Todo o processo de desenvolvimento de um veículo é rigoroso, o que inclui uma série de testes e rodagem por vias públicas.
Para conseguir testar seus novos modelos sem a interferência de paparazzi ou espiões automotivos de plantão, a Ford lançou um novo tipo de camuflagem que promete ajudar a empresa a testar protótipos sem revelar quaisquer detalhes antes da hora. Chamado de “3D Brick”, o disfarce cria uma ilusão de ótica, dificultando a percepção das linhas externas do carro.
De acordo com a empresa, a nova camuflagem se inspira na natureza e nas ilusões de ótica populares da internet, criando um padrão caótico com milhares de pequenos cilindros pretos, cinza e brancos combinados de forma aparentemente aleatória. Tudo isso dificulta a definição das linhas externas do carro, seja olhando diretamente ou através das milhões de fotos e selfies publicadas na internet.
“Quase todo mundo tem um smartphone hoje e pode compartilhar fotos instantaneamente. Assim, qualquer pessoa, inclusive nossos concorrentes, pode ver nossos veículos em teste”, diz Lars Muehlbauer, gerente de Camuflagem da Ford Europa. “O trabalho dos designers é criar carros bonitos com detalhes interessantes. O nosso é manter tudo isso escondido”.
A nova camuflagem levou cerca de dois meses para ser criada e é impressa em vinil adesivo superleve, material mais fino que um fio de cabelo. O objetivo do novo padrão é confundir a visão com um design caótico. “Pesquisei ilusões de ótica na internet e criei uma forma que pode ser copiada e sobreposta milhares de vezes. Isso cria tanto uma ilusão de ótica como um efeito 3D”, diz Marco Porceddu, engenheiro de protótipos de Desenvolvimento de Produto da Ford Europa.
A camuflagem, claro, não impede que o carro seja visto e deixe de chamar a atenção por onde passe. Mas consegue desestruturar as formas, a superfície e a cor do veículo, retardando a capacidade do cérebro de reconhecer suas características chaves pelo olhar.
“Essa ilusão de ótica brinca com a habilidade de medir a profundidade e as sombras, dificultando a visão das formas e características do carro – um truque usado na natureza para escapar ou esconder algo”, explica Martin Stevens, professor da Universidade de Exeter, na Inglaterra, pesquisador da coloração e camuflagem dos animais.
Sobre Nathalia Marques
Curiosa e heavy user de internet, sempre amou tudo que envolve o universo do jornalismo. Nas horas vagas é fotógrafa, mãe de cachorro e leitora compulsiva.
[+] Artigos de Nathalia Marques
Curiosa e heavy user de internet, sempre amou tudo que envolve o universo do jornalismo. Nas horas vagas é fotógrafa, mãe de cachorro e leitora compulsiva.
[+] Artigos de Nathalia Marques