A Audi lança um carro de R$ 1 milhão no Brasil, o superesportivo R8 GT. A produção do modelo está limitada a 333 unidades, três para o mercado brasileiro. Cada unidade do superesportivo traz um número individual de produção sobre a alavanca de câmbio. Mais leve e potente, o novo R8 GT tem uma performance de tirar o fôlego. A versão top de linha entre os superesportivos tem 560 hp de potência, acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e atinge 320 km/h de velocidade máxima.
Graças às novas tecnologias da marca para redução de peso, o R8 GT ficou 100 kg mais leve que a versão convencional, com 1.525 kg. A carroceria Audi Space Frame (ASF) passou por um alívio de peso, além de usar painéis de alumínio. Também reduziram o peso de alguns componentes da transmissão, além de rodas e freios em cerâmica. No interior, os bancos de competição com quatro pontos de fixação contam com uma estrutura de fibra de vidro reforçada com fibra de carbono, resultando em uma redução de peso de 31,5 kg em relação aos bancos originais do R8 V10 5.2 FSI quattro.
Até o para-brisa do carro é mais fino. Policarbonato foi aplicado na separação do habitáculo e do compartimento do motor, bem como na sua cobertura, feita com fibra de carbono reforçada com plástico. O sistema de freio de carbono/cerâmica também foi aliviado, bem como detalhes como o coletor de admissão e isolação do motor, até tapeçaria. Cada peça foi devidamente analisada e criteriosamente trabalhada, visando maior resistência ao desgaste.
O design da máquina é a pura expressão de agressividade e esportividade. Várias modificações na parte externa, a maioria delas para redução de peso e criar uma identidade própria para o Grand Tourismo que traz diversos componentes do Audi R8 LMS (Le Mans Séries) que participa das corridas de GT3. Como resultado, o novo R8 GT produz mais pressão aerodinâmica, sem piorar seu coeficiente de penetração ou ampliar a sua área frontal.
As modificações na traseira são marcantes, como o aerofólio fixo em fibra de carbono. As saídas de ar do motor central foram redesenhadas, bem como o para-choque que integra maiores saídas de ar de escapamento e das rodas e dos freios traseiros. O grande difusor é feito em fibra de carbono, formando um conjunto atraente com a iluminação traseira das lanternas em LED.
Motor e transmissão
O motor 5.2 V10 conta com bloco de alumínio e a moderna injeção direta de combustível FSI. A lubrificação por cárter seco garante a quantidade certa de óleo mesmo em acelerações laterais e durante velocidade máxima do esportivo. Com sua central eletrônica modificada, o motor produz 540 Nm de torque a 6.500 pm, e sua potência máxima é de 560 cv a 8.000 rpm.
O carro sai de fábrica com sistema de transmissão automatizado de seis marchas, troca automática ou mesmo manual, por meio de borboletas atrás do volante ou da alavanca de câmbio. Em altas rotações, a troca de marcha leva um décimo de segundo. Destaque para o controle de saída, que juntamente com o controle de tração quattro garante o ponto certo do motor para uma arrancada mais rápida. O sistema de tração integral quattro concentra sua força no eixo traseiro, mas, caso seja necessário, o sistema envia força extra para o eixo dianteiro. Providenciando tração, estabilidade e melhor rolagem para o carro.
A suspensão também foi desenvolvida visando alto desempenho: com barras de alumínio em forma de triângulo, proporcionando uma direção muito mais sensível. As rodas de aro 19 trazem desenho exclusivo e usam pneus 235/35 ZR na frente e 305/30 ZR atrás. O sistema de freios conta com largos discos de cerâmica com fibra de carbono, que seguram o ímpeto do superesportivo com facilidade. O sistema de controle de tração ESP trata de manter o R8 na rota, mas pode ser desligado de acordo com a preferência do condutor.
Interior e equipamentos
Espaço para os dois ocupantes, alem de três compartimentos para transporte de bagagem atrás dos bancos. O porta-malas dianteiro tem capacidade para levar até 100 litros.
O interior é preto e traz detalhes nas cores cinza titânio e vermelho. O revestimento de Alcântara está nos bancos, no volante e também nas colunas do para-brisa. A Audi oferece também revestimento de couro de altíssimo padrão, além de instrumentos com fundo branco e o logotipo GT na cor vermelha. Uma estrutura reforçada de fibra de carbono também está disponível.
O superesportivo sai de fábrica com faróis e lanternas de LED, bem como sistema de ar-condicionado automático, sistema de navegação, alarme e computador de bordo.
O sistema de som é Bang & Olufsen, com conexão Bluetooth e microfones espalhados pela cabine, para que o motorista possa efetuar ligações sem tocar no celular.