Diante das inúmeras variações de modelos de carros produzidos desde que Karl Benz inventou o primeiro, em 1886, são muitos os fatores que elevam o conceito de um veículo admirado pela macharada. Será que é só potência que conta?
A edição norte-americana da revista Playboy decidiu fazer uma lista dos 25 melhores carros de todos os tempos. Já imagina quem ficou em primeiro lugar? Pois então confira a lista completa e veja que estilo e criatividade são atributos que montam antes de um superesportivo cobiçado, uma história de paixão pelo automobilismo.
1- Ferrari GTO
A GTO foi produzida pela Ferrari entre 1962-64 para homologação no Grupo 3 da categoria Gran Turismo da Federação Mundial do Automóvel (FIA). O número 250 denota o deslocamento em centímetros cúbicos de cada cilindro do motor, enquanto GTO é sigla para “Gran Turismo Omologata”, ou “Aprovada para Gran Turismo”. Quando lançada, seu preço inicial era de US$ 18 mil nos EUA, e ter grana não era o principal requisito pra levar essa belezinha para casa – os compradores tinham que ser aprovados pessoalmente por Enzo Ferrari e seu negociante norte-americano, Luigi Chinetti.
Em 2004, a Sports Car International colocou a 250 GTO na oitava posição de sua lista de melhores carros esportivos dos anos 1960. A base do modelo foi fundamentada no chassi da Ferrari 250 GT SWB. O engenheiro-chefe da época, Giotto Bizzarrini, instalou o motor 3.0 L V12 da 250 Testa Rossa no chassi da SWB, e trabalhou com o designer Sergio Scaglietti para desenvolver o corpo. Por conta de disputas entre a marca e funcionários, outros engenheiros também colaboraram com a construção do carro, como Mauro Forghieri – ao contrário de boa parte das Ferraris, a GTO 250 não foi desenvolvida por uma única equipe ou indivíduo.
O bólido traz estrutura e componentes típicos da tecnologia Ferrari no início dos anos 1960: estrutura tubular soldada à mão, braço de suspensão dianteira, freios a disco e rodas raiadas Borrani. Embora esteja merecidamente no pódio da lista, seu interior é tão simples que algumas edições carecem de velocímetro, sem falar nos interruptores e botões emprestados do Fiat 500. Preço: US$ 32 milhões.
2 - Porsche 911
O esportivo alemão produzido em Stuttgart está em constante evolução desde seu lançamento no Salão de Frankfurt de 1963, com o nome de 901. Mecanicamente, ele se destaca por ter motor traseiro e refrigeração a ar. Um fato curioso em sua história é que a Peugeot conseguiu fazer a Porsche mudar o nome do carro, alegando que possuía os direitos dos nomes de veículos compostos de três algarismos e um zero no meio. Assim, mudando apenas um número, a Porsche criava uma marca que a acompanharia até hoje.
Entretanto, com seus seis cilindros num conceito evoluído do Volkswagen Fusca, como pudemos ver no último Salão de Veículos Antigos, a Porsche 911 fez história. Desde as versões Carrera até as séries C e D, o modelo é a medida certa pra quem ainda sabe dominar um motor traseiro nas curvas e gosta de discrição sem abrir mão da elegância.
Preço estimado: US$ 82 milhões.
3 - Shelby Cobra
O motor do terceiro colocado da lista nasceu de um velho projeto da BMW antes da II Guerra Mundial, reaproveitado por um senhor chamado Carroll Shelby. Isso é que é reciclagem!
Enquanto ainda não era responsável pela criação de outros modelos incríveis, como o Shelby Mustang, o ex-instrutor de voo fez uma encomenda muito especial em 1961. Ele escreveu à AC Cars solicitando um carro construído sob medida para comportar um motor V8.
Em janeiro de 1962 mecânicos da AC Cars em Thames Ditton, Surrey, instalaram no chassi do protótipo o enorme motor. Após testes e modificações, o bloco e a transmissão foram removidos e o chassi foi enviado para Shelby em Los Angeles. Com o “feto” em casa, sua equipe instalou motor e transmissão em menos de 8 horas e começou a testá-lo nas ruas. Preço estimado: US$ 825 mil.
4 - Jaguar E-Type
O Jaguar E-Type (Reino Unido), ou XK-E (EUA), é um supercarro fabricado pela Jaguar britânica entre 1961-1975. Combinando seu design esbelto, alto desempenho e preços competitivos, ele foi responsável por firmar a marca como um ícone do automobilismo nos anos 1960. A Jaguar comemora o modelo e os mais de setenta mil e-Types vendidos durante sua vida útil.
Aclamado como um dos grandes símbolos da década, o E-Type já foi o carro preferido de grandes personalidades como George Best, Brigitte Bardot, Tony Curtis e Steve McQueen. Além disso, em 2008, o Jaguar E-Type foi classificado em primeiro lugar na lista de melhores do Daily Telegraph.
Preço estimado: US$ 300 mil.
5 - Mercedes-Benz Gullwing
Lançada em 1954 como um esportivo de dois lugares no Salão de Nova York, a Mercedes-Benz 300SL traz portas “asa de gaivota”. Construído pela Daimler-Benz AG, o modelo turismo foi baseado nos esportivos da época, embora seu carburador não fosse tão poderoso.
Criada por Max Hoffman, a Gullwing apresenta a sigla SL ("Sport Leicht", ou Esporte Leve) e ficou famosa por suas portas “asa de gaivota”, avançadas demais para meados do século XX. Esta obra-prima da Mercedes-Benz foi a primeira de motor quatro tempos equipada com injeção direta de gasolina. Preço estimado: US$ 375 mil.
6 - McLaren F1
Infelizmente, o McLaren F1 é um superesportivo que foi fabricado somente de 1993 até 1998. Digo somente porque além de ter batido por duas vezes o recorde de veículo de rua mais rápido do mundo, registrando 386,7km/h, nele o motorista senta no meio do carro. O recorde foi possível graças à sua aerodinâmica revolucionária, e principalmente à sua leveza revolucionária. Agora, a ideia de trazer a F1 para as ruas aconteceu graças ao designer sul-africano Gordon Murray.
Com chassi de fibra de carbono, material de alta resistência e leveza, seu motor de singelos 636 cv é todo feito em alumínio, o que contribui bastante para que o carro conserve seu peso de pouco mais de uma tonelada. Preço estimado: US$ 3,1 milhões.
7 - Chevrolet Corvette
Fabricado exclusivamente pela General Motors em Bowling Green, Kentucky, o Corvette foi o primeiro esportivo totalmente norte-americano. Esse carro causou tanto estardalhaço que hoje tem até um museu dedicado, o National Corvette Museum.
Mas dá pra entender, afinal de contas, no início da década de 1950, só havia Cadillacs e Buicks gigantescos rodando com famílias imensas nas largas estradas dos EUA – os norte-americanos estavam “se coçando” pra ter um esportivo nacional, como os designers europeus vinham produzindo.
O bólido foi apresentado pela primeira vez em Nova York, surpreendendo o público por ser pequeno, baixo e rápido! Já existem seis gerações de Corvettes, da versão C1 até C6. Preço estimado: US$ 111 mil.
8 - Aston Martin DB5
A evolução da série final da DB4 culminou no luxuoso Aston Martin DB5, lançado em 1963. O DB5 ficou famoso mundialmente por ser o primeiro e mais reconhecido carro do agente secreto James Bond, no cinema – o modelo aparece em Goldfinger, Thunderball, GoldenEye, Casino Royale e em Skyfall.
Com 282 cv e transmissão ZF de cinco marchas, o DB5 chega aos 233 km/h. Apesar disso, ele é um carro preparado para a família: seu interior oferece tapetes de lã de pêlo, vidros elétricos, tanque de combustível duplo, estrutura de liga de magnésio com técnica patenteada pela marca e um belíssimo acabamento em couro. O nome da série DB foi uma homenagem a David Brown (chefe da Aston Martin entre 1947-1972).
Preço estimado: US$ 201 mil.
9 - Lamborghini Miura
Antes de mais nada, não podemos confundir o modelo da Lamborghini com o Miura da Besson e Gobbi. Quem nasceu primeiro foi o sétimo colocado da lista, produzido entre 1967 e 1973 na Itália pela marca Lamborghini.
Já o Miura brasileiro utilizava mecânica Volkswagen do Fusca, com motor 1.6 de tração traseira. Com seu controle de abertura de portas e faróis escamoteáveis, a aposta da gaúcha Besson e Gobbi terminou em meados dos anos 1990.
Por outro lado, Lamborghini Miura foi o sexto veículo produzido pela marca. Desenhado e desenvolvido por Gian Paolo Dallara, seu motor V12 aliado a 300 cv de potência foram o suficiente para tornar o esportivo no mais veloz de sua época. Preço estimado: US$ 125 mil.
10 - BMW 507
O BMW 507 é um roadster 3.1 de 150 cv produzido pela BMW de 1956 a 1959. Inicialmente previsto para ser exportado aos Estados Unidos a uma taxa de milhares por ano, o que saiu muito caro, a produção total de 252 carros culminou em prejuízos pesados para a BMW.
Concebido pelo importador de carros norte-americano Max Hoffman, que conseguiu convencer a gestão da BMW a produzir uma versão roadster dos modelos 501 e 502, o conversível alcança os 195 km/h em grande estilo. Preço estimado: US$ 660 mil.
Confira as classificações restantes:
#11. Lamborghini Countach
#12. Jaguar XK120
#13. Ferrari 275 GTB/4
#14. MG TC
#15. Ford Shelby Mustang
#16. Chevrolet Camaro
#17. Ferrari 458 Italia
#18. Datsun/Nissan Z
#19. Chrysler 300
#20. Pontiac GTO
#21. Mazda Miata
#22. VW Beetle
#23. Chevrolet Bel Air
#24. BMW 2002
#25. Pontiac Firebird Trans Am