Learjet 85 inaugura novo conceito de voar Favorito dos executivos, jato chega custando 36 milhões de reais gplus
   

Learjet 85 inaugura novo conceito de voar

Favorito dos executivos, jato chega custando 36 milhões de reais

Confira Também

A canadense Bombardier, uma das principais fabricantes de aeronaves no mundo, começou a produzir o Learjet 85. Colocado entre o médio-porte e o super médio-porte, ele chega ao mercado com a proposta de inovar no conforto e na experiência de voar. Para a produção foram recrutadas mais de 1.700 pessoas, que trabalham simultaneamente nos Estados Unidos, Canadá, México e Irlanda do Norte. Sua previsão de lançamento, de acordo com os representantes da empresa é para até o início de 2013.

Com valor superior aos 30 milhões de reais, este é um produto para clientes com dinheiro no bolso e que procuram conforto e modernidade acima de tudo. Pensando nisso, os criadores projetaram um dos jatos executivos mais completos do mercado.  A cabine, maior da linha, pode receber até oito passageiros. Os assentos, com 70 centímetros de espaço entre um e outro, são equipados com luz de led, feita especialmente para quem precisa trabalhar, ler ou até mesmo relaxar. 

Ergonomicamente projetada, a cozinha conta com espaço e ferramentas suficientes para a realização de um bom jantar. É possível ainda a instalação de uma mesa, microondas, além de suportes para gelo e bebidas. O banheiro também ganhou atenção especial dos projetistas, que apostam em detalhes que segundo eles, o comprador não deixa escapar. Espaçoso e com design moderno, ele traz pia pressurizada e tanque de água. Um armário e espelho iluminado fecham o pacote. 

Pensando nos executivos que se deslocam pelo mundo e não possuem tempo hábil para participar de reuniões dentro do escritório, o Learjet 85 é equipado com o que há de mais moderno em comunicação. As chamadas podem ser feitas por intermédio do Iridium, telefone via satélite capaz de suportar até três canais de voz. O sistema também possui leitores de DVD, monitores em HD, rádio via satélite, displays de LCD de 15 polegadas e autonomia para captar sinal wireless. 

Cuidando do patrimônio

Há muito tempo voar é considerada uma das maneiras mais seguras de se locomover, quanto a isso não há dúvidas. Entretanto, existem questionamentos acerca dos procedimentos necessários para contratar uma seguradora para o avião. 

Alfredo Buzetti, de 42 anos, sendo 22 deles dedicado ao mercado de seguros, aponta quais são as exigências feitas pelas empresas para fechar negócio. "Uma boa oficina de manutenção, pilotos experientes e habilitados para cada tipo de aeronave, importâncias seguradas compatíveis com o mercado, além do Registro Aeronáutico Brasileiro regularizado, estas são algumas delas," finaliza.

Perguntado sobre um possível risco de calote, Daniel Fraga, corretor da Dancor Seguros, atuando desde 1993, afirma que esta chance não existe. "Isso não acontece, pois o credor (instituição financeira dona da aeronave) é informada pela seguradora quando o cliente não efetua o pagamento".
 
É muito importante dedicar atenção especial à manutenção da aeronave, já que para levantar voo ela precisa estar com tudo em dia. Sobre o assunto, ouvimos Adilio Marcuzzo Junior, Tecnólogo em Mecânica e Técnico em Manutenção de Aeronaves, que começa falando sobre os tipos de manutenção existentes.
 
"Geralmente, o programa é composto por dois tipos mais comuns: a manutenção preventiva e a manutenção corretiva, a primeira refere-se às tarefas de manutenção programadas, tais como inspeções, revisões e testes. A manutenção corretiva é aquela necessária para corrigir defeitos e panes que podem ocorrer a qualquer momento."

Adilio ressalta também a importância de procurar por empresas certificas pela ANC (Agência Nacional de Aviação Civil). "Assim que uma tarefa de manutenção programada estiver vencendo ou um defeito ocorrer, o operador deve levar sua aeronave para uma oficina, é imprescindível que ela seja certificada pela ANAC para a realização da manutenção", finaliza.
 
Com previsão de chegada às lojas em 2013, o Learjet 85 já levanta dúvidas sobre sua manutenção e possíveis custos do serviço. "O Learjet 85 é um projeto novo com as estruturas de fuselagem e asas fabricadas em material composto e não mais com ligas de alumínio. Por se tratar de uma aeronave ainda em desenvolvimento, o fabricante e seus representantes devem preparar equipes de manutenção, proporcionando treinamentos teóricos e práticos para adaptar o pessoal técnico aos procedimentos das tarefas de manutenção deste novo modelo", encerra Atilio.
 
Motor
 
Dono da maior autonomia da categoria, o Learjet 85 é o primeiro com a fuselagem produzida com o uso de compósitos do carbono sem emendas, substituindo as folhas de alumínio parafusadas. Além disso, ele conta com uma envergadura 40% maior do que seu antecessor, o Learjet 60. A aeronave também possui dois motores Pratt & Whitney Canada PW307B, com 6.100 libras de potência ao nível do mar e alcance de 3 mil milhas náuticas, o que dá aproximadamente 5.56km.

Em seu site oficial (www.learjet85.com/), a marca oferece ao cliente a oportunidade de conhecer em detalhes o avião. Por meio de um passeio pelo interior da máquina, é possível customizar a aeronave de acordo com suas preferências. Existe ainda a chance de alterar os detalhes internos do avião, desde cores do estofado das poltronas, passando pelas janelas e os tipos de mesa.