O carro do Cássio Toyota Prius, primeiro veículo híbrido da história produzido em escala comercial, chega no Brasil em janeiro gplus
   

O carro do Cássio

Toyota Prius, primeiro veículo híbrido da história produzido em escala comercial, chega no Brasil em janeiro

Confira Também

Como prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo de Clubes FIFA, o goleiro do Corinthians Cassio ganhou um Pruis da Toyota. Ele entra para o seleto grupo de brasileiros eleitos os melhores do Mundial e que foram premiados pela Toyota desde 1981, quando a montadora começou a patrocinar o evento.

O primeiro a receber o prêmio foi Zico, em 1981, quando jogava pelo Flamengo, ele ganhou o Toyota Celica. No ano seguinte, Jair, que na época atuava pelo Peñarol, do Uruguai, recebeu um Toyota Carina. Em 1983, foi a vez de Renato Gaúcho, atacante do Grêmio, ser presenteado também com um Toyota Carina.

Em 1992, Raí, meia do São Paulo, ganhou um Land Cruiser. No ano seguinte, novamente um jogador Tricolor recebeu a honra. Toninho Cerezo foi agraciado com um Toyota Celica. Em 2002, Ronaldo, à época atacante do Real Madri, deixou o Japão com um Land Cruiser Prado. Três anos mais tarde Rogério Ceni, do São Paulo, foi presenteado com o Prius e tornou-se o primeiro goleiro a ser reconhecido como melhor do torneio.

Nos dois anos seguintes, 2006 e 2007, mais dois brasileiros fizeram história. Deco (brasileiro naturalizado português), do Barcelona, e Kaká, do Milan, receberam o Prius.

O Prius, primeiro veículo híbrido do mundo completou nessa semana 15 anos de existência. Lançado em 1997 sob o slogan “Just in time”, o modelo tornou-se rapidamente um dos ícones do mercado automobilístico mundial tendo emplacado mais de 3,2 milhões de unidades. 

O carro já pode ser visto rodando nas ruas de São Paulo. Isso porque, a Toyota entregou 20 unidades a empresas frotistas que aderiram ao Programa de Táxis Híbridos, implementado pela Prefeitura da cidade conforme decreto 53.223, de 19 de junho de 2012. 

Para o consumidor final, o produto estará disponível a partir de janeiro do próximo ano, com preço de aproximadamente R$ 120 mil. O modelo é equipado com um motor a gasolina de ciclo Atkinson, com quatro cilindros em linha e cilindrada de 1798cc, de estrutura muito compacta, especialmente desenhado para trabalhar em combinação com o motor elétrico.

O motor elétrico de 650 Volts que equipa o Prius é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. O Prius que chega ao Brasil tem potência máxima combinada (motores a combustão e elétrico funcionando juntos) de 138 cv.

Durante o processo de frenagem regenerativa, o motor elétrico trabalha como gerador de energia de grande capacidade, transformando parte da energia cinética em energia para o carregamento da bateria do sistema híbrido. A tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria autônoma, que alimenta o motor elétrico, com potência máxima de 27 kW, para o armazenamento de energia que  dispensa carga externa e não necessita de manutenção periódica.

O Prius oferece peças modeladas por injeção de origem vegetal em vários pontos, como nas molduras das portas, na tapeçaria das bandejas divisoras da cabine e nos bancos. Também conta com diferentes componentes com características de alta reciclabilidade, que se traduz em:

• 95% dos componentes da bateria de alta voltagem podem ser reutilizados 
• 85% do veículo é reciclável 
• A tecnologia Hybrid Synergy Drive produz 44% menos CO2 em comparação com um veículo convencional da mesma cilindrada

No modo de condução Normal, o Prius alcança excelentes resultados no que se refere a consumo de combustível urbano, atingindo até 25,5 km/l, com autonomia de 1150 km. A capacidade do tanque de combustível é de 45 litros.