Chega ao Brasil a terceira geração de um dos esportivos mais cativantes já lançados: o Audi TT 2015. Totalmente renovado, o novo bólido chama a atenção em todos os sentidos, se destacando desde o design inovador até a revolução tecnológica que vai desde seu interior até debaixo do capô.
Potência consciente
Seu motor 2.0 TFSI turbo produz 230 cv de potência e torque de 370 Nm entre 1.600 e 4.300 rpm. Em outras palavras, o Coupé faz de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, atingindo velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. A transmissão S tronic de dupla embreagem e seis marchas realiza trocas sem interrupções perceptíveis na tração e, em modo manual, pode ser controlada por palhetas no volante.
Na estrada, o Audi TT 2015 percorre até 12,7 quilômetros por litro e, na cidade, 9,9 – números significativos para um carro esportivo. O condutor tem a opção de personalizar a velocidade do piloto automático, e a emissão de gás carbônico não ultrapassa as 123,8 gramas por quilômetro. Pra completar, seu coeficiente aerodinâmico posicionou o TT na categoria “A” em eficiência.
Design: elegância eficiente
Na segunda geração, que foi lançada em 2006, o TT assumiu estilo ainda mais esportivo com linhas retas e definidas. Na terceira geração, o modelo revoluciona em design, ostentando uma dianteira dominada pelas linhas horizontais. Muito mais larga e baixa que a do modelo anterior, a grade Singleframe é marcada por traços que partem das laterais até formar um V sobre o capô, semelhante ao superesportivo Audi R8. O legal é que as entradas de ar direcionam parte do fluxo aerodinâmico da dianteira para as laterais do carro. Quando o carro atinge 120 km/h, um spoiler se abre automaticamente na tampa do porta-malas, melhorando ainda mais a estabilidade do carro.
Multifuncionalidade
O conjunto de instrumentos e a tela MMI formam o Audi Virtual Cockpit, a unidade digital central do TT. Com resolução de 1.440 x 540 pixels, a tela de 12,3 polegadas gera imagens precisas e brilhantes que e seus menus parecem bastante os que usamos nos smartphones. Através dela, o condutor pode escrever facilmente o destino usando o touchpad, e também é possível examinar listas e dar zoom em mapas. O volante multifuncional de três braços permite a troca de marchas pelos shift paddles do TT, o que não poderia faltar num esportivo digno deste século.
Atração e ambição
O novo Audi TT chega ao Brasil em duas versões, Attraction e Ambition. Embora o consumidor possa acrescentar itens na Attraction, a versão Ambition é a mais completa, trazendo tecnologia de navegação 3D – que identifica pontes, viadutos, túneis e pontos de interesse ao longo da rota – além de aceitar comando por voz. O sistema possui ainda um tocador de DVD, duas entradas para cartões de memória, conexão Bluetooth e disco rígido com mémoria interna (Jukebox) de cerca de 10 GB. A versão Attraction tem faróis bi-xenon como equipamento de série, enquanto no Ambition, os faróis são inteiramente de LEDs.
Preço competitivo
A versão de entrada Attraction custa exatamente o mesmo valor da anterior (R$ 209.990,00) e a Ambition, por R$ 20 mil a mais, acrescenta Rádio MMI Plus com sistema de navegação, ar condicionado automático integrado nas saídas de ar, Audi Drive Select, Faróis Full Led, pacote de luzes e rodas de alumínio de 19 polegadas.
Sobre Danilo Barba
Danilo Barba é músico e jornalista pós-graduado em Negócios Internacionais pelo George Brown College de Toronto. Bloga sobre Sexo Oposto no Yahoo Mulher. No Insta e Twitter: @dambarba
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