Nascidas no final da Segunda Guerra Mundial, derivadas de veículos militares, pode se dizer que a primeira SUV do mundo foi o modelo de 1948 do Rural Willys. O tempo passou e esse tipo de carro tem conquistado cada vez mais consumidores mundo afora. Design, potência e a versatilidade (já presente nos modelos da década de 1940) agradam homens modernos. Quase 60 anos depois do Willys, outras montadoras investem pesado no segmento que tende a crescer ainda mais. Listamos alguns dos SUVs mais caros do mercado, confira as opções.
Evoque Dynamic Tech
Rodas de 20 polegadas, bancos concha aquecidos, direção assistida para estacionamento, som com 17 saídas, TV digital, câmera de 360° e conexão Bluetootch. Tudo isso está disponível na Evoque Dynamic Tech, que é vendida com motor 2.0 litros turbo, tração nas quatro rodas 240 cavalos. Conforto e tecnologia correm juntos nesse carro. Porém, para colocar um em sua garagem é necessário gastar R$ 231.900,00 para a versão de cinco portas ou R$ 236.900,00 para a coupe, de três portas.
Q7
Esse utilitário é equipado com motorização 3.0 V6 de 333 cavalos, com transmissão Tiptronic de oito velocidades e a famosa tração Quattro; conta ainda com diversos acessórios como airbags duplos frontais, laterais e traseiros, sensor de luz e de chuva, suspensão dinâmica, sensor de estacionamento com câmera de ré, rodas de 19”, Bluetooth, sistema de navegação, bancos dianteiros elétricos com memória e acabamento interno em alumínio. Custo médio: R$ 287.606,00.
Escalade EXT
Um dos maiores da categoria, o Escalade chama a atenção por seu design robusto. Comum nos EUA, poucos são vistos no Brasil. O Escalade tem espaço para acomodar até nove pessoas. É equipado com tração 4X4, teto solar, rodas 18", faróis com acendimento automático auto ajustáveis, de acordo com o peso transportado, Bluetooth integrado ao DVD player, ar condicionado de três zonas, bancos térmicos, acabamento em alumínio ou madeira, alerta de ponto cego e câmera de ré.
Um dos SUVs mais utilizados por celebridades ao redor do planeta, o Escalade pode ser encontrado no Brasil com preços em torno de R$ 345 mil reais.
G55 AMG
Lançado em 1979, o Classe G sofreu pouquíssimas alterações no design e estrutura do primeiro modelo até os dias atuais. O chassi é basicamente o mesmo, porém os recursos eletrônicos e a motorização melhoram a cada geração. Nascido para o uso militar e adaptado para as ruas, o Classe G é um SUV extremamente resistente e vem equipado com três diferenciais (dianteiro, central e traseiro) com sistema individual de bloqueio. O controle de tração é individual para cada roda. Recheado de acessórios como acabamento interno em madeira, airbags dianteiros de dois estágios, mais airbags laterais e traseiros, bancos dianteiros elétricos, sensor de estacionamento com câmera de ré, DVD player e rodas de 19 polegadas. O cofre do motor guarda um AMG clássico alemão V8 de 5.4 litros e 507 cavalos de potência que acelera de 0 a 100 em 5,5 segundos e é limitado eletronicamente a 210 Km/h de final. Bastante coisa para um SUV. Mas é cobrado o preço de tanta tecnologia: R$ 450 mil.
Cayenne Turbo
Lançado em 2002, o Cayenne foi um marco para o mercado automobilístico, tanto no segmento de SUVs quanto para os superesportivos. Após tirar sua montadora do vermelho, esse SUV ganhou as ruas e abriu muitos mercados para esse tipo de veículo, inclusive o brasileiro, que teve crescimento vertiginoso após a aparição dos primeiros modelos por aqui. A lista de acessórios do carro é gigantesca: teto panorâmico, auxílio de estacionamento com câmera traseira, bancos com ajustes elétricos e aquecimento controlado no volante, controle de temperatura automático, Bluetooth, kit multimídia para os bancos traseiros, interface audiovisual, auxílio de mudança de faixa e piloto automático se destacam. Debaixo do capô se esconde uma obra prima da engenharia automotiva mundial. De montadora tradicionalmente de mecânica Boxter, o Cayenne, diferente de seus “irmãos”, vem com um V8 4.8 litros turbo-alimentado de 500 cavalos que acelera de 0 a 100 em 4,7 segundos e tem a velocidade máxima afixada em 278 Km/h.
O Cayenne vem ainda com tração integral ativa, controlada automaticamente e o câmbio é um Tiptronic de 8 marchas. Mas nem tudo é festa e, no país do carnaval, o preço do SUV alemão é de assustar: R$ 668.815,00.