Por que um SUV? Espaçosos e versáteis, os SUVs ganham cada vez mais espaço nas garagens brasileiras. Veja o que esses grandalhões têm de bom. gplus
   

Por que um SUV?

Espaçosos e versáteis, os SUVs ganham cada vez mais espaço nas garagens brasileiras. Veja o que esses grandalhões têm de bom.

Confira Também

“Imponentes, bonitos e versáteis”. Geralmente é assim que as pessoas se referem aos utilitários esportivos, mas esses carros tem muito mais do que essas qualidades.  Robustos, alguns com tração 4x4, e preços competitivos também podem ser mencionados logo de cara. Mas qual é, realmente, o grande diferencial dos SUVs?

Os utilitários têm grandes apreciadores, por encararem qualquer parada: “Já me vi em situações que o porte do carro e o auxilio 4x4 me salvaram, como numa enchente, que ele atravessou sem grandes dificuldades”, conta Jesuina Silva, professora, proprietária de um Tucson V6 2.7. Não é recomendável passar por enchentes com o carro, seja ele qual for, pois as seguradoras não cobrem os prejuízos de quem se arrisca a esse tipo de situação. De qualquer modo, um SUV tem a altura elevada e a grande maioria deles é feita para atravessar água até o meio da porta, pois admitem ar na parte superior do motor, o que reduz os riscos de um calço hidráulico – quando o motor admite água junto com o ar e não consegue fazer a queima do combustível, causando sérios danos aos componentes da mecânica.

A tração 4x4 é o grande diferencial de muitos deles, pois permite ao proprietário encarar terrenos off-road leves. Mas mesmo os que não possuem a tração nas quatro rodas tem um carro sensacional, capaz de encarar bem a buraqueira das ruas nacionais.

Na estrada, os SUVs se mostram bastante confortáveis, com espaço amplo para bagagens e passageiros, além da opção de rebater um, dois ou os três bancos traseiros, o que aumenta consideravelmente sua capacidade de carga. Outro atrativo é o tamanho. Com bastante espaço interno e aparência imponente, não são carros muito compridos, ou seja, eles cabem em grande parte das vagas que os sedãs-médios não cabem, se adequando melhor às necessidades de quem mora em grandes centros urbanos.

Potente, raramente um SUV tem menos de 120 cavalos, que são necessários pelo peso dos utilitários. Um exemplo é o Korando, SUV vindo do oriente, que chega ao Brasil pesando 2.260 kg (seco) e está disponível em duas motorizações: 2.0 a gasolina de 145 cv ou 2.0 a diesel que dispõe de 175 cavalos. Motor a óleo diesel também é um atrativo que alguns modelos, como o citado dispõe. Poucos, como alguns modelos da Captiva tem a opção flex, que pode ser abastecido com etanol ou gasolina. De qualquer forma, é importante ficar atento ao consumo de combustível dos modelos antes da compra, para não haver susto na hora de abastecer. Outro item que deve ser pesquisado antes da compra é a cotação de seguro, de acordo com o perfil do condutor.

Os preços também são bastante competitivos. Existem SUVs com preços a partir de R$ 51 mil. Para quem é mais exigente e gosta de um carro com pegada esportiva, mas sem perder em espaço, as opções mais caras superam os R$ 600 mil, como é o caso do Cayenne e do Classe G55 AMG, ícones em tecnologia e desempenho.

Por falar em tecnologia, é outro fator que muito atrai os consumidores desse tipo de automóveis. Geralmente equipados com airbags, freios ABS e controle de estabilidade e tração, os utilitários têm se mostrado eficientes nos testes de segurança, poupando vidas nos acidentes e dispõe de bons recursos de navegação, como câmbio automático ou manual, controle eletrônico de velocidade, entre outros opcionais que fazem toda a diferença em viagens mais longas.

Decidiu? Seu próximo carro será um utilitário esportivo? Conforto, segurança, espaço para família e um design incrível estão a seu favor nessa negociação.