Comprar ou trocar um carro é uma tarefa que exige paciência e muita pesquisa antes de fechar o negócio. Tipo, modelo, tamanho e consumo são fatores que norteiam o consumidor para a escolha do veículo. Quando o assunto é SUV não é diferente. Design atraente, espaço interno, conforto e segurança são fatores que fazem muitas pessoas sairem das concessionárias dirigindo um SUV. Mas, como escolher a tração ideal? 4X4, para encarar qualquer parada, ou um 4X2 para uso mais urbano? Marcelo Rabelo, bancário e “jipeiro” há mais de uma década, que possui um 4X4 off-road para as aventuras e um SUV para uso urbano nos ajudou a responder essa dúvida: “O comprador tem que saber que não adianta querer pegar um SUV, como um Santa Fé, por exemplo, que é 4X4 e colocar para fazer uma trilha off-road. A tração do carro vai suportar a trilha, mas os outros componentes, como suspensão, amortecedores e outros acessórios irão sofrer muito. O 4X4 de um SUV é feito para situações esporádicas, por exemplo, você vai a um sítio e tem que pegar uma estrada de terra que choveu e está um lamaçal, aí sim ele vai bem. Mas as trilhas e passeios de Jeep mesmo, não é recomendável”, explicou Rabelo.
Outro fator que deve ser observado é a motorização. Alguns modelos só dispõem da tração nas quatro rodas nos modelos top de linha. É o que acontece, por exemplo, com o Tucson. A motorização 2.0 de quatro cilindros possui apenas tração 4X2, já o motor V6 de 2.7 litros tem o auxílio 4x4. Além do carro ser mais caro, motor mais potente agrega em mais consumo de combustível, fato que deve ser levado em consideração antes da compra. “Não adianta comprar um carro 4X4 para andar na cidade, sem ‘sufoco’, se você usa muito o carro e ele for beber mais”, alertou o jipeiro.
A maioria dos SUVs 4X4 não são integrais, ou seja, há a opção de desligá-lo e andar com o veículo com tração normal 4X2. Nesse caso, geralmente, eles tracionam nas rodas dianteiras, deixando as traseiras livres. Com o 4X4 acionado, a tendência é que haja um sensível aumento de consumo do veículo, outro dado importante.
Em muitos casos o acionamento da tração se dá através de um botão no painel e não por alavancas, como as de câmbio, ou seja, o acionamento do 4X4 pode ser escolhido a qualquer momento pelo condutor, mas se estará 4X4 leve ou 4X4 pesado, o carro definirá automaticamente. Bom para quem é inexperiente em situações onde a tração nas quatro rodas se faz necessária, porém, para quem gosta de andar na terra e escolher como deseja o comportamento do carro, ou simplesmente prefere a tração acionada para andar em pisos molhados, quando o carro fica mais “confiável” com as quatro rodas trabalhando, pode ser um problema.
É importante ficar atento a esses fatores na hora de escolher a tração de seu SUV para não haver gastos desnecessários, tão pouco, insatisfação. Se a ideia é fazer trilhas mais pesadas, o ideal é optar por carros mais “durões” que suportam melhor as condições do terreno. Se o uso for estritamente urbano, o 4X2 irá satisfazer a necessidade do comprador, já para o uso do carro em terrenos mistos, lamaçais e, eventualmente numa situação que exija um pouco mais da tração e potência do utilitário, um 4X4 é a escolha ideal.