O verão e o calor estão bombando em 2012, mas na hora de pegar uma viagem para a praia é sempre a mesma história: ou derrete dentro do carro, ou se fecha para deixar o ar condicionado fazer seu papel. Como dar aquela volta nas orlas brasileiras com o vidro fechado é praticamente um crime, que tal um conversível? Diversão de sobra e olhares garantidos das gatas do litoral. Que tal?
Mazda MX-5
Por muitos considerado como um dos mais perfeitos carros esportivos voltados para a produção em massa, o MX-5 (Miata na América do Norte) vende bem há 20 anos. Agradável de dirigir, muito barato perto de outros superesportivos e que não costuma deixar seu motorista na mão. Seus fãs não são poucos.
Honda S2000
Um dos astros de Velozes e Furiosos, nas mãos de Johnny Tran (o japonês mafioso interpretado por Rick Yune), o Honda S2000 tem tração traseira e foi feito com padrões elevados para comemorar os 50 anos da montadora japonesa. Em sua época, a maior RPM já registrada entre os veículos de produção em massa.
Ferrari 348 TS
Dizem que carro o design quadrado das décadas de 80 e 90 foi uma das coisas mais ridículas na história dos carros. Verdade, mas, quero ver achar feia esta Ferrari, quase toda quadrada. Um dos carros mais lindos já desenhados em toda a história. E, convenhamos, em uma Ferrari todos babam.
Shelby Cobra
Uma verdadeira lenda que teve vida muito curta, mas vitoriosa nas pistas – e um ronco de motor que é capaz de chamar a atenção de qualquer um que esteja em um raio de 1km. Seu design também chama muito a atenção por ser inconfundível (e lindo para os marmanjos apaixonados por carros). Um clássico!
Ford Mustang GT
Carrão e conversível ao mesmo tempo para todos os gostos – desde aos que optam pelos antigos (o Mustang GT 1ª geração de 1964 a 1973), aos novos Mustang que andam brilhando pelas ruas – sem nos esquecermos dos clássicos da década de 90, como o Cobra. Para quem entende, falar de Mustang é chover no molhado.
BMW Z4 E85
Entre os superesportivos de luxo conversíveis, talvez o mais fácil de ser encontrado no Brasil (dependendo da cidade e do bairro) seja este modelo alemão que este ano completa dez anos (no Brasil, nove). Fora de linha em muitos países, o Brasil não fugiu da máxima, mas o Z4 continua presente entre os usados por R$140.000,00.
Lamborghini Murciélago Roadster
Desde que a Audi começou a tomar conta da Lamborghini, é difícil achar um carro mais interessante que este italiano puro-sangue. Seu design é único e nenhum outro superesportivo é capaz de copiá-lo, até mesmo em sua versão conversível. Uma verdadeira joia, capaz que fazer 220km/h em terceira marcha (320km/h máx.).
Mercedes-McLaren SLR 722 Roadster
Só um amante de carros realmente sabe dar o valor a um McLaren. E o 722 é, desde sua concepção, um modelo desses, especial. O 722 é a homenagem a vitória de Stirling Moss na Mille Miglia de 1955 e seu motor 5.4 V8 é uma homenagem a seus compradores. Está bom para você uma velocidade máxima de 336km/h?
Rolls-Royce Phantom drophead
Criado como homenagem aos 100 anos da Rolls-Royce, o Phantom drophead é um conversível que pode ser chamado de imponente. Não é um superesportivo para correr ou para os jovens – é um modelo para o tiozão que não abre mão do luxo nem na hora de ventilar a peruca. Chuta o preço? No Brasil, uns R$3 milhões.
Aston Martin DBS Volante
Não há como tirar da Aston Martin a marca (talvez eterna) de "O carro do James Bond". Mas, também, que montadora gostaria de perder esta publicidade? Dono de design tipicamente inglês para um superesportivo, o DBS Volante é um desses conversíveis para dar uma bela volta e atrair as gatas, no litoral, interior ou capital.
Audi TT Roadster
Apesar de a Audi ser quase uma unanimidade quando o assunto é mecânica automotiva, foi justamente no TT Roadster que a alemã sofreria seu primeiro revés. Perdeu reputação por ser instável em altas velocidades (nem tão altas, 222km/h máx.), mas continua sendo um conversível único em termos de design.
Ferrari California
Foi a primeira vez em que a Ferrari implantou um motor V8 na parte frontal de um de seus bólidos voltados para a estrada. Seu design é bem mais simples que o de clássicos como a própria Ferrari 348 TS, mas é efetivo – resultado de mil horas no túnel de vento. Sua velocidade máxima é a de 311km/h e é um carro bem galã.
Lotus Elise S
Depois de viver o apogeu na época dos títulos mundiais de F1, a Lotus passou de mão em mão: GM, Romano Artioli, Bugatti e hoje nas mãos da Proton. Pois, foi justamente desta última que nasceu uma lenda – a Elise. Extrema beleza e direção maravilhosa para um conversível 1.7 que chegava a até 233km/h.
TVR Griffith 500
Sem dúvidas o melhor esportivo britânico da década, com design que apostou no menos é mais – e estava certo. Seu ronco, uma dádiva apenas oferecida por um bom V8. Mas, como todo TVR, quem procura segurança não deve ir atrás deste veículo. Já para dar uma bela volta no quarteirão e rechear os bancos de gatas: vai lá!
Escort XR3 Cabriolet
Parece zoeira incluir um Escortinho conversível em uma lista recheada de estrelas milionárias, mas o mais popular conversível brasileiro, que ficou velhinho, ainda abala corações e é verdadeiramente acessível a muitos brasileiros. E ai de quem disser que não dá para pegar mulher com este conversível. Só eu conheço dois!