MV Agusta F4 Montadora brasileira faz parceria com uma das mais tradicionais marcas do motociclismo e fabrica no país as motos MV Agusta gplus
   

MV Agusta F4

Montadora brasileira faz parceria com uma das mais tradicionais marcas do motociclismo e fabrica no país as motos MV Agusta

Confira Também

Uma das marcas mais desejadas do motociclismo mundial entrou de vez no mercado brasileiro. Uma parceria firmada entre a MV Agusta e a Dafra – montadora nacional dirigida pelo Grupo Itavema – está produzindo, em Manaus, além do modelo F4 1000, a Brutale 1090R e 1090RR. "Somos especializados em motos de 150cc, mas queremos crescer e atrair mais usuários para o universo de duas rodas. Queremos ampliar nossa participação e conquistar novos motociclistas", falou Creso Franco, presidente da Dafra Motos.

Totalmente carenada, a F4 está disponível em duas cores: vermelho e prata ou preto fosco e preto brilhante. O design da moto é baseado em sua frente característica, que traz apenas um farol no centro e as setas estão embutidas nos retrovisores. A traseira exibe conjunto óptico composto por lanternas e setas em led e quatro saídas de escapamento, uma para cada cilindro de seu motor 1000cc.

Desenvolvido em parceria com a Ferrari, o motor é o grande diferencial da MV Agusta. Trata-se de um quatro cilindros com pistões forjados de 16 válvulas radiais e coletor de admissão variável. Isso deixa essa máquina com um torque de 114 Nm a 9500 RPM e 186 hp. É uma motocicleta leve, pesa 192 Kg seca, ou seja, temos uma relação peso/potência de quase um cavalo por quilo. Para se ter uma ideia do que esses números representam, em primeira marcha, a F4 atinge 137 Km/h. O câmbio chega até a sexta marcha, com a velocidade final fixada em 305 quilômetros horários.

Tradicional, o modelo F4 já é vendido na Europa desde 1999, inclusive houve uma edição especial em homenagem ao piloto brasileiro de Formula1 Ayrton Senna. Além das novas características do motor 1000cc, não há enormes diferenças entre os modelos anteriores e o que é produzido no Brasil. Houve um “facelift” na carenagem, porém o destaque fica por conta da suspensão que foi minimamente trabalhada. Mais baixa do que os modelos anteriores comercializados pela MV Agusta, a moto nacional ganhou visual mais agressivo e melhor manobrabilidade. Completam o conjunto rodas Brembo forjadas, ABS nas rodas traseiras, embreagem slipper clutch e amortecedor de direção.

A MV Agusta F4, que segundo a montadora “foi desenvolvida com um único intuito, ser a melhor”, tem dois anos de garantia sem limite de quilometragem e custa cerca de R$ 68 mil reais. De acordo com Franco, “a expectativa da Dafra é comercializar 1200 unidades dos modelos MV Agusta em 2012”.