As décadas de 60 e 70 foram inesquecíveis aos amantes de carros. Ao contrário de hoje, não apenas os superesportivos europeus como as italianas Ferraris e Lamborghinis ou as alemãs Mercedes e Audi chamavam a atenção pela beleza e velocidade. Os American Muscle Cars eram ainda mais venerados e adorados. Carros que até hoje deixam marcas, como o Charger de Toretto em Velozes e Furiosos, ou a Eleanor GT500 de 60 Segundos. Relembre (ou conheça) os mais fantásticos Muscle Cars americanos.
Dodge Charger R/T 1968
Sua fama de beberrão é tão conhecida quanto a de uma lenda – talvez a maior – entre os American Muscle Cars. E o modelo 1968 não é o preferido dos aficionados à toa. A febre Dodge veio justamente com seu desenho, quando a marca teve recordes de vendas, ajudada pelo novo e supersuave Charger V8. Uma barca com cara, corpo e coração de muito respeito.
Dodge Challenger R/T 440 1970
Um prático cupê de teto rígido que recebeu aceleração elétrica para competir com Mustangs. Com um motor de 7,2 litros que superava os 390cv, o modelo R/T 440 1970 chegava fácil aos 180km/h. Um carro, sobretudo, bastante raro apesar das boas vendas. Acontece que ele durou muito pouco (de 1970 a 1974). Entre 1978 e 1983 ele até voltou, mas desde 2008 sua versão moderna chegou para duelar, novamente, com os novos Mustangs.
Ford Mustang Boss 429 1969
Se o Dodge Challenger nasceu para competir com o Ford Mustang, a montadora de Henry fez este Mustang Boss 429 especialmente para uma rivalidade com outro clássico que vendia muito em seu tempo: o Chevrolet Camaro. Claro, não apenas para as ruas, mas principalmente para as pistas. Em tamanho e desempenho, pode-se dizer que é uma das rivalidades que não sai do desempate – apenas quando os fãs-clubes decidem colocar a pauta na mesa.
AC (Shelby) Cobra 427 1965
Carroll Shelby teve a ideia de pôr o Ford V8 no belo AC Ace britânico e cobriu-o com a versão big block, um carro de corrida com licença para estradas e de aceleração monstruosa. Por esses e outros motivos (como seu design fantástico e atual até hoje), não dá para excluir o Cobra desta lista. Em 1965, um carro veloz como pouquíssimos (264 km/h de máxima) por seu motor 6.9 e V8, mas famoso mesmo por suas arrancadas brutais.
Plymouth Hemi 'Cuda 1970
Outra que era boa de briga nos anos 60 e 70 quando o assunto era um bom Muscle Car era a Plymouth. Boa parte dos grandes clássicos das décadas vindos da terra do Tio Sam era desta montadora. E o Cuda coroou a extensa série Barracuda com um V8 Chrysler com cabeçote hemisférico. Em português claro, 428cv e velocidade máxima de 209km/h.
Chevelle SS Coupe 1972
A Chevrolet americana de fato tem em sua veia o sangue Muscle Car - mais até do que a fama da Dodge. E uma prova disso é o Chevelle Super Sport Coupe 1972. Sim, há quem diga que o 454 Super Sport 1970 é um clássico ainda mais potente e bonito, mas de que adianta um clássico para poucos? O modelo convencional do SS Coupe (uma edição especial) foi à época um Muscle Car possível de se ter. Garantia disso foi sua marca de segundo carro mais vendido nos Estados Unidos à época. E, mesmo sem saber, você certamente já dirigiu um, só que no videogame, caso tenha jogado o clássico Driver para Playstation.
Pontiac Firebird Formula 1974
Quando se pensa em American Muscle Car, automaticamente a imagem que se vem à cabeça é um carro quadradão, de bico e rabo longo e um V8 roncando alto, certo? Pois na década de setenta a Pontiac não fugiu demais à regra. O V8 continuou lá, a frente e a traseira continuaram longas, mas o design tinha algo de diferente. Tudo isso da Pontiac, outra fábrica que tem as pistas norte-americanas em suas veias.
Shelby Mustang GT500 1967
Tudo o que um fã de carteirinha do Shelby Mustang GT500 poderia dizer, já foi dito em 60 Segundos, clássico de Nicolas Cage e Angelina Jolie que nenhum fã de carros deixou de ver. A “Eleanor” é mesmo tão linda (para muitos o mais belo Muscle Car da história), que certamente inspirou os modelos atuais e novíssimos do Mustang e até mesmo do novo Challenger da Dodge. Um carro quadrado sim, mas rico em detalhes que o diferenciam dos restantes. V8 debaixo do capô e o título de Rei da Estrada. Inspirou toda uma geração e trouxe outros clássicos que jamais teriam existido sem ele (e sem o GT350, verdade seja dita). Um marco.
Chevrolet Camaro Z28 1973
Falar em Muscle Car sem falar em Camaro seria uma grande injustiça. Sua rica e longa história nas ruas e nas pistas torna o veículo uma verdadeira lenda entre os Muscle Cars, em uma tríplice coroa a ser dividida com Ford Mustang e Dodge Charger (ou Challenger, dependendo do fã). Bruto é pouco para definir o mais esportivo dos Camaros, com seus 360 cv. Uma beleza americana em todos os quesitos e um ronco que todo marmanjo queria ter.
Chevrolet Corvette Sting Ray 1965
Escolher apenas um Corvette é uma tarefa, no mínimo, ingrata. Mas, dentre os Muscle Cars o Corvette Sting Ray 1965 foi, sem dúvidas, o de design mais ousado de todos, antecipando para meados da década de 60, uma forma de design que permearia a década seguinte, com carros, apesar de ainda quadrados para os padrões de hoje, mais arredondadas. Veloz (máxima de 237km/h) em função de seus 380 cv com injeção eletrônica. Um monstro.
Bônus: Plymouth Road-Runner Superbird 1970
Simbolizado pela personagem do Papa-Léguas, o Superbird era o monstro da Nascar em seu tempo, um carro simplesmente fantástico. De tão fantástico, foi parar nas ruas também. Uma máxima de 209km/h que parecem pouco à primeira vista, mas apenas 1.900 destas maravilhas aladas foram fabricadas. Velozes, históricas, raras. A fórmula exata para um carro que será para sempre milionário – muitos querem e quem tem não vende por nada no mundo. O jeito é recorrer ao bom e velho Gran Turismo!