A Ferrari lançou seu novo modelo, a F12 Berlinetta, com um slogan bastante inusitado: “A Ferrari mais rápida de todos os tempos”. Somente por trazer o “cavalinho” da marca, já se sabe que o carro é rápido, mas o que torna esse modelo tão especial? A F12 Berlinetta é um projeto que mudou o modelo dos grandes clássicos esportivos italianos.
A partir da década de 80, quando a F-40 ganhou as ruas, a marca, que já era uma grife do automobilismo, entrou na era contemporânea dos superesportivos. Uma década mais tarde, a F-50 fez história ao ser um dos carros mais bonitos e rápidos da Terra. Ambas lançaram tendências, o que fez mais tarde o modelo Enzo ser muito criticado. Potente, sim era, porém as formas consideradas “quadradas” para seu tempo e a forte concorrência da Mercedes SLR McLaren, equipada com um motor V8 desenvolvido pela AMG de 626 cv de potência, acabaram roubando a cena.
As comparações eram inevitáveis, pois ambas haviam sido inspiradas nas pistas de F1, porém, enquanto a Enzo trazia suas formas “duras”, a SLR vinha de um design amigável e fez renascer o espírito de carros esportivos de rua da marca alemã. Agora, os designs italianos não se dariam a ao luxo de errar. Assim surgiu o projeto da Berlinetta, que veio para substituir a 599 GTB Fiorano.
Cada curva do design foi pensada para integrar o belo ao usual, com isso, o carro ganhou bastante em aerodinâmica. Suas dimensões são diferentes dos usados nas décadas passadas. O entre-eixos é menor, assim como a largura do carro. O chassi e a carroceria são feitos 100% em alumínio para reduzir o peso. A suspensão também foi remodelada: firme, preza pelo alto desempenho do carro em curvas e retas e não propriamente para a maciez e conforto dentro do habitáculo. Isso garante que 54% do peso do carro seja sustentado pelas rodas de tração, as traseiras, o que agrega mais estabilidade e maior velocidade.
O estilo do carro é de cair o queixo, característica comum em todas as Ferraris, mas nesse casso, é debaixo do capô que tudo acontece. O motor é abrigado na frente do carro, como dita a nova tendência de velocidade mundial, que prega que motores traseiros e centrais não são tão eficientes como se imagina. E esse propulsor é nada mais nada menos do que 12 cilindros em V de 6.3 litros, equivalente a 740 cavalos de potência. Aliado a ele, um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades, que faz as trocas de marchas mais precisas e rápidas do que qualquer piloto profissional. Esse conjunto faz da F12 Berlinetta pelo menos 1,23 segundos mais rápida do que qualquer outro bólido fabricado pela Ferrari. Parece pouco? Sim, comparando a outros superesportivos, porém não se esqueça que estamos falando de alguns dos carros mais emblemáticos da história do automobilismo. Em números claros, esse veículo precisa de meros 3,1 segundos para sair da inércia e alcançar os 100 Km/h. Quer pisar até 200 Km/h? Só serão gastos 5,4 segundos. Segundo a Ferrari, ele atinge o limite de 340 Km/h.
Apesar de todo esse ímpeto por acelerar, a Ferrari afirma que ela é 10% mais econômica do que sua antecessora direta, a 599 GTB, e emite menos CO2, cerca de 350g por Km.
Os conservadores dirão: “Pra que tanto se, no Brasil, só se pode andar a modestos 120 Km/h”, porém, quem gosta e entende de carro sabe a evolução que isso significa para os esportivos italianos e, esse veículo quer atender tanto a quem gosta dessas máquinas nas limitadas rodovias brasileiras, quanto aos outros públicos ao redor do mundo que, em alguns países, contam com a sorte das free ways, onde se pode acelerar até onde o carro conseguir.
As vendas da F12 Berlinetta estão previstas para o segundo semestre de 2012 e o valor... Ah o valor... Não tenha dúvidas de que 99% das pessoas que fazem a crítica de “não poder passar dos 120 Km/h no Brasil” continuarão com dor de cotovelo e não poderão levar um desses para casa. De qualquer forma, nem o custo, nem os opcionais do carro foram divulgados pela marca até o momento.