TOP 10: Encantos Lamborghini Listamos motivos que tornam os carros da Lamborghini insuperáveis gplus
   

TOP 10: Encantos Lamborghini

Listamos motivos que tornam os carros da Lamborghini insuperáveis

Confira Também

Reza a lenda que a Lamborghini nasceu de uma discussão entre seu fundador, Ferruccio Lamborghini, que na época fabricava tratores, com Enzo Ferrari, fundador da marca de carros esportivos Ferrari. Ferruccio teria questionado os problemas que enfrentava com a sua Ferrari 250 GT sobre sua suspensão dura e os problemas que tinha com a embreagem do carro. Enzo, como bom italiano, deu uma resposta que não agradou o cliente: “Não se faz necessária a opinião de um construtor de tratores”. Acredito que os fãs de carros gostariam de ser uma mosquinha para ver o tamanho da discussão gerada em Maranello. Dizem que a resposta direta de Ferruccio foi: “Pois qualquer um dos meus tratores é mais confortável do que seus carros”. O que conta é que o “construtor de tratores” saiu da fábrica da Ferrari decidido a fazer um carro melhor do que o do seu concorrente, mais macio e com mecânica avançada; contratou os melhores engenheiros e designs da época e criou a Automobili Lamborghini S.p.A.

Desde a fundação da Lamborghini, já são quase 50 anos de muita história, tradição e alguns dos bólidos mais admirados do mundo. Conheça dez fatores que destacam a marca no cenário mundial.

10 – Status
Pilotar uma máquina dessas fará você ser visto com outros olhos. Sim, não é nem um pouco semelhante chegar a uma festa, balada, ou mesmo na garagem de casa a bordo de uma Lamborghini ou em um Fiat Palio – me desculpem os amantes de Palio, mas não dá para comparar – e se achar que estamos “cortando por baixo” ao comparar um superesportivo a um carro popular, tem razão, mas poucas são as marcas que trarão tanto status quanto a Lamborghini. E pode-se dizer que não importa o modelo. Claro que as clássicas, como a Diablo ou as mais modernas, como a Aventador, tem um destaque bem mais especial.

9 – Luxo
Quem compra uma Lamborghini está colocando milhares ou, em alguns modelos, milhões de reais num carro, portanto, luxo ela trará. O acabamento é primoroso, orna a esportividade do veículo com os melhores materiais do mundo e, aliado a tudo isso, um acabamento feito à mão na fábrica de Sant’Agata Bolognese, na Itália. Destaque para o design interno que segue a risca a tendência ditada pelo exterior do veículo e do vasto uso de fibra de carbono, que além do visual, alivia o peso do veículo.

8 – Esportividade
A proposta da marca, como já foi dito, é voltada para a esportividade. Isso é característico em todos os modelos da marca. Duas portas e assento apenas para motorista e acompanhante – sim, você não vai querer levar sua sogra para lugar nenhum e, num desses, nem precisa inventar desculpas. E o que acaba por mais se destacar são seus potentes motores. Atualmente, seu modelo de entrada e “menos potente” é a Gallardo LP 550-2, que usa um motor V10 de 550 hp. A top de linha é a Aventador, com seu motor de 700 cv. Como dá para notar, até a “mais simples” é um senhor automóvel e te deixará apto para querer decolar nas pistas.

7 – Estilo
O estilo desses carros é único. Muitos têm carros esportivos, mas o perfil de cliente Lamborghini gosta do carro não somente por tudo o que ele oferece, mas porque ele é diferente. É muito difícil vermos, por exemplo, uma Ferrari andando por aí. Em metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo, de vez em quando pinta uma. Mas e uma Lamborghini? Você se lembra quando foi a última vez que viu uma sem ser em exposição? Principalmente em países como o Brasil, é um artigo bastante raro e exclusivo e que, mesmo no meio de outros carros marcantes e emblemáticos, são diferenciados.

6 – Design
Exclusivo. Bem mais até do que sua concorrente direta, a Ferrari. Com linhas retilíneas e vincos bem marcados, a equipe de designs da marca consegue que seus carros sejam sempre ícones da aerodinâmica, sem perder o apelo visual. Mesmo no fim da década de 90, enquanto todas as outras montadoras buscavam formas arredondadas, a Lamborghini se manteve fiel às suas curvas agressivas.

5 – Cores
Quer um superesportivo laranja? Azul? Verde? Não é no vizinho Ferrari que você irá encontrar. As variações de cores Lamborghini também ajudam a destacar a marca. Sim, a Ferrari tem modelos azuis, mas marinho, “azul royal” não. Outros esportivos também têm algumas das cores oferecidas pela marca do toro, mas que agregue a tanto desempenho e estilo, é difícil.

4 – Portas
Talvez uma das características mais fortes da Lamborghini são suas portas. Chamadas de Lambodoors, elas têm um sistema de abertura para cima, ao invés de lateral, como ocorre com pelo menos 99% dos outros carros.

3 – Conforto
Ferrucio conseguiu. Seus carros são esportivos, rápidos e confortáveis. Apesar de serem desenvolvidos para a melhor performance, a suspensão não é tão dura quanto os concorrentes e garante um pouco mais de conforto. Também não se deve esperar o conforto de um Rolls-Royce, nem mesmo de um Corolla, porém, ela não anda sacudindo igual os carros esportivos desenvolvidos para pista, com suspensões e amortecedores rebaixados e duros. Ela é bem baixa, mas o curso de amortecimento e o conjunto todo da suspensão garantem um pouco mais de maciez.

2 – Modelos exclusivos
Como toda montadora, a Lamborghini tem uma gama de carros voltados para um seleto grupo distribuído ao redor do mundo, que está disposto a pagar o preço que for num carro. A esse grupo são dedicados modelos exclusivos. Raros hoje, enquanto zero quilometro e, daqui alguns anos, quando não se fabricarem mais e, uns exemplares destruídos nas ruas e pistas, eles serão carros “sem valor”. Isso não significa que não vale nada. Longe disso, significa que valerão o quanto o dono quiser, se quiser vender. Atualmente são cinco os modelos exclusivos: Aventador J, LP 570-4 Super Trofeo Stradale, Gallardo Bicolore, LP 550-2 Tricolore e a Sesto Elemento.

1 – Sesto Elemento
Com tantos modelos exclusivos, você pode se perguntar: “por que escolheram justamente o Sesto Elemento e não a Aventador J, por exemplo?” Porque esse carro é realmente incrível. O nome vem da tabela periódica, onde o sexto elemento é o carbono. A carroceria é desenvolvida justamente em fibra de carbono. A linha de produção conta com 20 unidades produzidas, uma delas, fica no museu da Lamborghini, com isso, somente 19 milionários terão a oportunidade de fechar a garagem de sua casa com uma dessas dentro. O peso total do carro é de 999 Kg. Para equipá-la, será usado o motor V10 de 576 cv, com isso temos uma relação peso/potência de pouco mais de 1,7 Kg para cada hp. Esse conjunto faz o Sesto Elemento acelerar praticamente como uma moto. São precisos apenas 2,5 segundos para ir de 0 a 100 Km/h e, segundo a montadora, a velocidade final passa dos 300 Km/h.

Ter um superesportivo já é uma sensação incrível, sem dúvidas, porém, andar num modelo que surgiu para ser melhor do que um dos ícones do automobilismo mundial, aliado com uma dezena de outras qualidades, torna um Lamborghini realmente incrível.