Na empolgação em comprar um novo carro, o consumidor raramente checa o quão prejudicial ele pode ser para a natureza. A emissão de poluentes de cada veículo nunca figura na lista de prioridades do comprador. Daí surge a necessidade do setor automotivo em buscar novas tecnologias para adequar o desenvolvimento de motores, veículos e combustíveis.
Os veículos alternativos, também chamados de carros verdes, como os híbridos e elétricos, ainda não conquistaram a confiança dos consumidores, e as promessas para um futuro motorizado e ecológico também não chegou às concessionárias.
Se o assunto é o duelo entre os ecológicos versus os beberrões poluidores, quais são os dez carros que mais poluem o meio ambiente? A resposta não está nos clássicos V8 da década de 70, nem nos motores a diesel, nem nos carros velhos que você vê pelas ruas. A resposta está nos superesportivos. Sim, quanto mais potente, maior a quantidade dos gases poluentes que estes carros dos sonhos emitem.
De acordo com informações da Secretaria do Meio Ambiente, embasados nos estudos de Marceo Camilli Landmann, doutor em ciências ambientais: “As fontes móveis, especificamente os automóveis, representam hoje a maior parcela das emissões de poluentes nas grandes cidades e, os valores de CO e Ozônio ficaram mais concentrados junto ao centro das cidades”.
A Cetesb alerta: “Nas áreas metropolitanas, o problema da poluição do ar tem-se constituído numa das mais graves ameaças à qualidade de vida de seus habitantes. Os veículos automotores são os principais causadores dessa poluição em todo mundo.” Para estabelecermos um paralelo, o Ford Focus 2.0 é, segundo o Ibama, o carro menos poluente do Brasil: solta na atmosfera cerca de 89 g/Km.
A título de curiosidade, preparamos uma lista dos dez carros que mais sujam o ambiente levando em conta índices de emissões de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e CO2. Saiba quais são eles.
10 – Lamborghini Gallardo Coupe
Em décimo lugar temos o superesportivo italiano Gallardo Coupe, fabricado pela Lamborghini. O Gallardo vem equipado com um motor V10 que gera 520 cavalos de potência e 315 gramas de CO2 a cada quilômetro percorrido.
9 – Lamborghini Murciélago
O Murciélago emite 344 gramas de CO2 por quilômetro rodado com seu motor V12 6.5 de 585 cavalos. No decorrer da lista, será possível notar que, apesar de ser um valor bem alto devido à potência do motor, o Murciélago até que é bem razoável.
8 – Ferrari F12 Berlinetta
Apesar de ter seu projeto voltado para agredir menos o meio ambiente, nenhum carro que tem 740 cavalos, atualmente, consegue ser ecologicamente correto. A queima da motorização V12 central coloca a cada quilometro rodado, 350 gramas de CO2 no ambiente.
7 – Mercedes-Benz G 55 AMG
Agora é hora de dar uma pausa nos esportivos. Pelo menos nos que tem carroceria esportiva. A Mercedes-Benz aparece pela primeira vez no ranking dos dez carros mais gastões na sétima posição com o modelo G 55 AMG. Por fora, o design oriundo da década de 70 esconde um poderoso V8 Kompressor, envenenado pela divisão esportiva da marca, a AMG, que possui 507 cavalos de potência e joga no ar cerca de 372 g/Km.
6 – Mercedes-Benz Maybach
Em sexto lugar aparece a linha superluxo da Mercedes-Benz, a Maybach. Os modelos 57, 57S, 62 e 62S colocam no meio ambiente aproximadamente 383 gramas de CO2 a cada quilômetro percorrido.
5 – Aston Martin DB9
A quinta posição marca a volta dos esportivos. Esta dividida por dois modelos da lendária marca inglesa Aston Martin: o DB9 Coupé e o DB9 Volante. O desejado motor V-12 de 5.9 litros e 477 cavalos que equipa os modelos faz uma média de 389 g/Km.
4 – Bentley Continental
Sem sair do Reino Unido, encontramos a quarta posição. Também disputada por variações do mesmo modelo. Os Bentley Continental GT e GTC colocam no meio ambiente 396 e 410 g/Km respectivamente.
3 – Bentley Flying Spur / Azure
A terceira posição também é ocupada por outros dois modelos Bentley: Continental Flying Spur e Bentley Azure emitem, cada um, 465 gramas por Km de CO2.
2 – Ferrari 612 Scaglietti
A antecessora da Ferrari F12 Berlinetta – que apareceu na oitava colocação da nossa lista – sustenta a segunda posição. Mesmo sendo menos potente que a F12 Berlinetta, a 612 Scagliaretti usa uma motorização de 12 cilindros dispostos em V de 540 cavalos, mas seu desenvolvimento não visou tanto a preservação ambiental. Com isso, esse modelo produz 470 gramas de CO2 por quilômetro, 120 gramas a mais do que a Berlinetta.
1 – Bugatti Veyron
Não é de se espantar que o carro que leva o troféu nada agradável de mais poluidor do mundo, seja o carro mais potente e veloz produzido em série na atualidade. Bugatti Veyron usa motor disposto em W de 16 cilindros empurrado por quatro turbinas, refrigerado por mais de 40 litros de água separados em 10 radiadores. Tudo isso, aliado a uma aerodinâmica invejável, faz o carro passar dos 400 Km/h.
Muitos dados do Veyron são interessantes, como o fato de que, em velocidade máxima, ele atravessa um campo de futebol por segundo, seus pneus duram cerca de 17 minutos antes de estourar com a alta temperatura, o que não tem problema, pois a 408 Km/h o tanque de combustível de 104 litros dura cerca de 12 minutos. Os números são incríveis, inclusive os dados referentes ao CO2. A cada minuto, esse carro suga oxigênio suficiente para um ser humano sobreviver durante quatro dias, o resultado são 596 gramas de gás carbônico por quilômetro rodado, solto por seus escapamentos.