Preferência nacional Paixão ou status? Descubra quais foram os modelos de Ferrari mais importados pelos brasileiros em 2012 gplus
   

Preferência nacional

Paixão ou status? Descubra quais foram os modelos de Ferrari mais importados pelos brasileiros em 2012

Confira Também

Comprar um veículo Ferrari representa muito mais do que simplesmente adquirir um carro. Chamando a atenção por onde passa, qualquer modelo da marca italiana inspira conquista, desejo e poder. 

Apaixonados por carros e com mais dinheiro no bolso, os brasileiros fizeram um leve “aceno” à fábrica de sonhos de Maranello: até agora este ano, houve um aumento de 15% nas vendas da Ferrari no Brasil. Segundo a Associação Brasileira das Empresas importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), 23 unidades (em torno dos R$ 2 milhões cada) desembarcaram por aqui entre janeiro e maio de 2012. 

Mesmo assim, investir essa quantia num automóvel ainda não é para qualquer um. “A Ferrari organiza ações e  eventos mundiais com total exclusivamente para os clientes mundiais da marca, tais como: visita monitorada à fábrica em Maranello, cursos de pilotagem, miniaturas do carro específico do cliente, acessórios exclusivos, entre outros”, explica Viviane Polzim, diretora de Marketing do Grupo Via Italia, responsável pelas vendas da marca no país.

Ela conta que as cores mais visadas são o vermelho Scuderia, vermelho tradicional, amarelo Modena e o branco. A maioria dos clientes adquire esses esportivos como forma de investimento e realização pessoal, “e normalmente não fazem test-drive, pois já sabem o que querem”, salienta Polzim. Isso não é nenhuma surpresa, já que o futuro dono de um “brinquedinho” desse terá que se preocupar até com o local onde a máquina irá rodar: apesar da grande variação, a manutenção dos bólidos pode chegar a 70 mil reais, e as vias públicas nacionais ainda tem mais crateras que a Lua.

Veja a seguir os modelos mais desejados pelos brasileiros.

4# 599 GTB/GTO - R$ 2.500.000,00 
Embora o lançamento da F12 Berlinetta tenha minado o futuro da 599, os brasileiros parecem não aguentar esperar até que o novo esportivo chegue em terras tupiniquins. Seu motor dianteiro de absurdos 612 CV leva dois passageiros a uma velocidade de 330 km/h, exigindo apenas 3.7 s para acelerar de 0 a 100 km/h. Tanto o modelo GTB quanto a edição especial GTO dividem um motor idêntico, mas pequenas configurações, como uma taxa de compressão maior, eficiência aerodinâmica otimizada e elementos de alumínio, tornam o segundo mais “nervoso” na pista.

3# FF - R$ 2.800.000,00 
Parte da nova geração de esportivos da fabricante de Maranello, a Ferrari Four é regida pelo número quatro. O bólido é o primeiro da marca a oferecer tração integral nas quatro rodas, proporcionando conforto e segurança aos quatro passageiros que comporta em curvas acentuadas com o pé embaixo. Sua grade de proteção dianteira lembra um sorriso maroto quando o cupê -- que esconde um motor 6.3 V12 debaixo do capô -- decide correr até os 335 km/h.

2# 458 - R$ 1.650.000,00 
Com uma coleção de 30 prêmios internacionais, esta máquina 4.5 com motor V8 apareceu em 2009 para substituir a 430. Seu câmbio de 7 velocidades e dupla embreagem permite que esta Ferrari use seus 540 CV de potência para disparar da inércia até os 100 km/h em apenas 3.3 s, alcançando finalmente os 325 km/h. A versão spider do modelo desembarcou no Brasil há apenas dois meses.

1# CALIFORNIA - R$ 1.450.000,00 
A Ferrari mais desejada pelos brasileiros foi lançada no Salão de Paris de 2008 e, na verdade, traz uma proposta um pouco diferente em relação às suas irmãs. Sendo o primeiro conversível da marca italiana a ter motor 4.5 V8 dianteiro e teto rígido rebatível, a Ferrari apostou este modelo 2+2 de 454 CV na conquista de um público feminino. Não sabemos se a California correspondeu à expectativa, mas não há dúvidas que com uma belezinha dessas, que chega até os 310 km/h, qualquer homem é capaz de conquistar uma bela audiência feminina.