A Bimota Tesi 3D é uma das motos com o design mais revolucionário e diferente criado nos últimos anos. Desenvolvido literalmente como uma tese de faculdade em meados dos anos 90 pelo engenheiro Pierlugi Marconi, às vésperas de se formar, a moto evoluiu com o passar dos anos e chegou ao mercado como um dos grandes destaques das duas rodas.
Apesar de ser da marca italiana Bimota, a motorização é desenvolvida pela Ducati. Trata-se do respeitado e conhecido propulsor 1100 DS. Esse motor, refrigerado a ar, tem 95 cavalos e garante agilidade e robustez à motocicleta. Leve, a moto seca pesa 168 Kg. O câmbio tem seis marchas e trabalha com corrente. Porém, a grande novidade não está na potência, e sim no sistema de suspensão.
Diferente de todos os outros modelos do mercado, a Tesi 3D não utiliza garfos telescópicos dianteiros, mas um sistema com braço oscilante em treliça que separa a caixa de direção da suspensão dianteira. O sistema de direção acionado por barras terminais faz com que somente a roda dianteira direcione a motocicleta. A suspensão dianteira, batizada de Pull-Rod, utiliza um amortecedor pneumático a óleo, localizado na parte inferior da moto.
O quadro também é revolucionário, são duas partes produzidas em alumínio forjado em formato de arco, um para cada lado da moto, que sustentam o motor e as balanças dianteira e traseira. Segundo a Bimota, o conjunto aliado à inovadora suspensão garante mais precisão durante a condução.
O design da Tesi 3D também se destaca. A lanterna dianteira ocupa grande parte da carenagem, com iluminação vertical. Atrás, dois escapamentos sob o banco com ponteiras triangulares roubam a cena. Segundo a montadora, a posição de pilotagem é agressiva, e remete às superesportivas, deixando as pernas do piloto flexionadas e o peito sobre o tanque de combustível.
Acha que acabaram os detalhes dessa moto? Pois agora vai mais um! Além da Tesi 3D, foram desenvolvidas 29 unidades de uma série especial, mais completa e com diversos itens em fibra de carbono. Essas motos trazem uma placa de ouro onde estão gravados o número de série da motocicleta e o nome de seu comprador.