De protótipo a realidade. A empresa americana Brammo anunciou, para 2013, o lançamento da versão final da Empulse, uma motocicleta com motor elétrico de 54 cavalos e câmbio de seis marchas, algo inédito até então para veículos a duas rodas movidos com esse tipo de energia.
O propulsor conta com refrigeração líquida, o que permite à moto alcançar a impressionante velocidade de 160 km/h, em se tratando de uma máquina que não é abastecida com combustível fóssil. E podemos classificar sua autonomia como muito boa, já que ela anda 90 km na estrada e 195 km na cidade, com média de deslocamento de 124 km com carga completa da bateria.
E para “encher o tanque” basta conectar um cabo plugado à motocicleta diretamente na tomada. Segundo a Brammo, a Empulse pode ser recarregada em oito horas. E ela tem dois modos de pilotagem: o econômico e o Sport, para que o motor trabalhe com capacidade total.
A motocicleta elétrica será lançada nas versões standard (US$ 16.995), com suspensão semiregulável, e “R” (US$ 18.995), superior, com suspensão totalmente regulável e peças de fibra de carbono.