Durante o verão não é difícil encontrar, entre lanchas e jet-skis, os saudosos catamarães velejando pelo litoral brasileiro apenas com o sopro do vento. Porém, não será tão cedo que veremos o Ultraluxum CXL Trimaran, o conceito reinventado da embarcação desenvolvido em parceira com a equipe de Fórmula 1 McLaren.
Com seus três cascos e quase 150 metros de comprimento, o trimarã oferece uma estrutura de respeito para aqueles que adoram passar o dia inteiro no mar sem abrir mão do conforto e requinte. Isto significa decks espaçosos, sala de jantar, esteiras para banho de sol, sala de estar enorme e uma jacuzzi. Embora não tenha motor, velas gigantes dão conta de levar as 110 toneladas do ultraluxuoso CXL Trimaran até uma velocidade de 25 nós (46 km/h).
Seu mecanismo retrator foi totalmente projetado pela McLaren Applied Technologies, uma subsidiária do grupo comandado por Ron Dennis -- que inclui a divisão de carros de passeio e a equipe de F1 da McLaren. Trazendo um design arrojado, o catamarã apareceu ao público pela primeira vez na última edição do Iate Show de Mônaco.
Caminhar pelo deck do CXL é bem fácil, já que suas velas foram construídas de maneira estratégica para não prejudicar a circulação dos passageiros. Além das três cabines com banheiro, a principal delas apresenta um avançado centro de navegação. Sua estrutura de entretenimento, que conta com internet de alta velocidade, som de alta definição e TVs de plasma, mostra que o tédio não combina com este catamarã.
Descoberto durante as grandes navegações europeias, o catamarã surgiu na Polinésia e seu nome vem do tâmil kattumaran, que significa “ligadura de pau” em tradução livre. Na época, os europeus se surpreenderam com a velocidade que a embarcação alcançava.
Fechando com chave de ouro, o Ultraluxum CXL Trimaran também possui uma garagem que já vem com um McLaren MP4-12C estacionado. Tá bom, ou quer mais? Afinal de contas, quem pode pagar cerca US$ 35,2 milhões num brinquedinho para levar à praia não dirige qualquer porcaria.