Qualquer veículo fabricado na década de 1930 rodando atualmente pode ser considerado uma raridade. Agora, se esse carro for de uma “safra especial”, uma montadora épica, um de apenas 10 unidades produzidas no mundo e, para completar, tiver pertencido ao astro do cinema americano Clarck Gable, além de raro, é um modelo extremamente especial. Estamos falando de um Dusemberg, modelo JN Convertible Coupé de 1935.
Na época de seu lançamento, o Dusemberg era o carro mais potente do mundo, o que também o posicionava como o mais caro. Seu motor de 8 cilindros gerava bravos 265 cavalos de potência, suficientes para colocar o conversível a 185 quilômetros por hora. Nos dias de hoje, isso pode ser considerado normal, porém na década de 30, era um marco na indústria automotiva. O câmbio possui três marchas e a produção desses modelos foi totalmente à mão.
O carro era um ícone, foi o último modelo sedan conversível produzido pela montadora e, como se não bastasse, foi parar na garagem de Clarck Gable, um amante incondicional de automóveis. Em Viva o Rei: Uma biografia de Clark Gable, Lyn Tornabene escreve: "Sempre que procuravam por Gable no set de gravação, e não o encontravam, alguém era enviado para procurá-lo dentro dos carros estacionados e, normalmente, o encontravam”.
Como este carro era para ser para seu uso pessoal, Gable transformou o Coupe Convertible JN num roadster de dois lugares esportivo, tão épico como seu proprietário. O ator participou ativamente do processo de design da customização e trabalhou em conjunto com Bohman & Schwatz, engenheiros que trabalharam em projetos de carros consagrados da Cadillac e Packard, escolhidos para criar a carroçaria única do carro. O resultado é uma das colaborações mais bem sucedidas entre um proprietário e um preparador. Algumas das modificações mais marcantes nesse carro são o para-brisa, a tampa metálica nas laterais do capô e os escapamentos.
Foi com o modelo JN que Gable conheceu a atriz Carole Lombard, com quem se casou. Eles costumavam usar o carro para viagens românticas pela costa oeste dos EUA até Vancouver, no Canadá. A relação apaixonada do casal era amplamente divulgada até que Carole veio a falecer num trágico acidente aéreo.
Após a morte da esposa, Gable entrou em depressão e costumava dizer que “não mais conseguiria andar no Duesemberg”. O carro então foi vendido para um comerciante de Santa Fé, no México. Durante anos, o veículo pertenceu a vários donos, até que em 1973 passou por sua primeira restauração, que lhe rendeu diversos prêmios entre colecionadores. Mais uma vez teve diversos donos até que em 2006 foi novamente restaurado, em Viena, e é considerado atualmente um dos conversíveis mais elegantes do mundo; e seu valor não se mede apenas por sua originalidade e mesmo a raridade, mas sim pela importância que teve durante as décadas de ouro do cimena hollywoodiano e na vida de um dos grandes nomes do cinema mundial.
Agora o Dusemberg, JN Convertible Coupé 1935 será novamente vendido. Desta vez, leiloado pela Gooding&Company no concurso de elegância de Pebble Beach, na Califórnia, nos dias 18 e 19 de agosto. O lance inicial para essa joia rara especula-se que seja de US$ 10 milhões de dólares.