Dodge Dart 2013 O clássico perde motor V8 que tanto brilhou e ganha versões 1.4 turbo, 2.0 e 2.4 e chegará aos EUA a partir de US$ 15 mil gplus
   

Dodge Dart 2013

O clássico perde motor V8 que tanto brilhou e ganha versões 1.4 turbo, 2.0 e 2.4 e chegará aos EUA a partir de US$ 15 mil

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Alguns – acredito que a maioria – irão torcer o nariz e dizer em alto e bom som: “a Dodge matou o Dart”, outros poderão dizer que apenas adequaram o produto a uma nova tendência de mercado. Em todo caso, o Dart mudou. V8? Nesse modelo, esquece, ficou somente para seu “irmão”, o Charger, que vem equipado com motorização Hemi. O fato é que a empresa, controlada atualmente pelo grupo Chrysler, está entrando em novos mercados, expandindo seus negócios a economias mais “retraídas”, como é o caso do Brasil, onde tem trabalhado alguns modelos como a Journey. A intenção era fazer um sedan competitivo como os japoneses, mas com um toque há mais. Para tanto, ressuscitaram um nome dos tempos de glórias, porém num modelo que, sinceramente, em pouco lembra os “Dodges de verdade”.

Quando começou a circular o boato de que a montadora iria reviver o Dart, a princípio foi esperado mais um modelo moderno com ares retrô, como aconteceu com o Charger, como a Ford fez com o Mustang e a Chevrolet com o Camaro. Mas o resultado foi esse sedan em três versões de motorizações menores, com linhas mais modernas do que clássicas. As vantagens é que o modelo de entrada estará nas lojas americanas por US$ 15.995,00. Já o mais completo, sairá por US$ 22.495,00. Esses valores são aproximadamente o mesmo de um Honda Civic ou um Toyota Corolla nos EUA, nicho ao qual a Chrysler quer incluir o Dodge Dart.

Saído das pranchetas de design oriundas da aliança entre o grupo Chrysler e a Fiat, o modelo ítalo-americano tem pela frente, além da briga com os japoneses, também desbancar o Chevrolet Cruze e o Ford Focus. Para isso, a motorização é bem versátil. Tratam-se de três opções. Um 2.0 16 válvulas e 160 cavalos de potência, que estrará disponível nas versões de acabamento SE, STX, Rallye e Limited. A segunda opção de propulsor também pode equipar as mesmas versões de acabamento acima, um 1.4 turbo, com os mesmos 160 cavalos, porém com a pegada do turbo, para quem gosta acelerações mais rápidas. A terceira opção é instalada exclusivamente no Dart R/T: um motor de 2.4 litros (quatro cilindros) de 16 válvulas e 184 hp. Os três motores podem vir equipados com câmbio manual ou automático de seis marchas, sendo que, o segundo sai por US$ 1.100 há mais.

Especula-se que essa nova geração do Dart chegará ao Brasil com a logomarca da Fiat para o lugar ocupado atualmente pelo Línea. Uma versão hatchback estaria sendo desenvolvida também para a nova geração do Bravo.