Finalmente a McLaren divulgou imagens de seu novo bólido, o McLaren P1. Projetado para suceder o venenoso F1, que já foi considerado o carro de passeio mais rápido do mundo, o supercarro promete -- mas a espera ainda não acabou. A máquina será apresentada pela primeira vez ao público somente no Motor Show de Paris, que começa no próximo dia 29/09.
Até lá a companhia britânica não irá divulgar qualquer informação sobre o desempenho do P1. De qualquer forma, rumores dizem que ele irá oferecer até 800 cavalos de potência, graças a seu motor V8 5.0 -- mostrando que não será tão difícil esquecer a F1. Por outro lado, ainda resta saber se ele dará uma “briga boa” com os Bugattis. Segundo o diretor Antony Sheriff, o novo McLaren não veio para ser simplesmente o carro mais rápido do mundo. “O mais rápido, excitante e poderoso carro de passeio já produzido em série”, declarou Sheriff.
A imprensa internacional já especula que o P1 não chegará aos pés da impressionante velocidade final do Veyron Super Sport (415 km/h), porém aposta que ele deve “deixá-lo no chinelo” quanto a sua arrancada de 0 a 100 km/h em 2.46 segundos. “Há 20 anos, construímos um conceito em termos de supercarros -- com o McLaren F1 -- e o propósito do P1 é justamente redefini-lo”, comenta o chefão da empresa, Ron Dennis.
Detentor de um estilo arrojado, de cara, o modelo parece uma versão exagerada do MP4-12C. Seu nariz arredondado apresenta um “lábio” inferior largo e profundo, com grandes entradas de ar abaixo de cada farol e o capô. Atrás, um escapamento central gigante aparece acima de um difusor preto contorcido, instalado para garantir a estabilidade em velocidades realmente altas. Sua leveza será garantida pelas varetas de suspensão de alumínio, monocoque de fibra de carbono, spoilers ativos e freios carbono-cerâmicos.
O supercarro “definitivo” da McLaren para pistas e ruas não sairá por menos de 800 mil libras, ou mais de 2 milhões de reais (sem contar impostos). Porém, sua produção e venda só devem começar em 12 meses.