SLS AMG Coupé Electric Drive Mercedes apresenta o superesportivo elétrico mais potente do mundo, capaz de acelerar de 0 a 100 Km/h em 3.9 segundos gplus
   

SLS AMG Coupé Electric Drive

Mercedes apresenta o superesportivo elétrico mais potente do mundo, capaz de acelerar de 0 a 100 Km/h em 3.9 segundos

Confira Também

O modelo SLS AMG não é propriamente uma novidade na linha Mercebes-Bens, porém um superesportivo elétrico não é algo comum de se encontrar. Geralmente os carros movidos a eletricidade são de desempenho bastante limitado, mas a reunião dos engenheiros da montadora, com a equipe AMG e a equipe de Fórmula 1 da marca chegaram a um bólido de tirar o chapéu.

A principal diferença nesse é o motor. O clássico V8 de 571 cavalos usualmente utilizado foi retirado. No lugar foram instalados quatro propulsores elétricos que individualmente pesam 45 Kg e atingem 13 mil RPM. Somados, geram 552 quilowatts, o que é equivalente a 750 cavalos: 179 hp há mais do que o motor a combustão. O torque máximo do SLS é de 1000 Nm, assim, o modelo asas de gaivota ganhou o status de ser o veículo elétrico produzido em série mais veloz do mundo, que acelera da inércia aos 100 quilômetros horários em meros 3,9 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 250 Km/h. Nada mal!

Para aprimorar ainda mais o carro e deixá-lo mais estável, foi instalado tração integral seletiva pela equipe AMG. Da Fórmula 1, o SLS herdou o Kers (Kinectic Energy Recovery System – sistema de recuperação de energia cinética), com isso, a energia gerada pelas frenagens é transformada em eletricidade e armazenada e, posteriormente, utilizada nas acelerações. A bateria foi desenvolvida na Grã-Bretanha, contém 60 kW/hora de energia, pesa 548 quilos e tem um potencial de carga elétrica de 600 quilowatts. Como opcional, a Mercedes comercializa um dispositivo para instalação doméstica que permite carregar o carro em apenas três horas; sem esse dispositivo, o tempo de carga é de 20 horas.

"O SLS AMG Coupé Electric Drive estabelece novos parâmetros para carros com propulsão elétrica. E, como o modelo asas de gaivota mais potente de todos os tempos, também representa a permanente força inovadora da Mercedes-AMG. Nossa visão do mais dinâmico veículo elétrico tornou-se realidade: com a ajuda de nossos colegas da Mercedes AMG High Performance Powertrains, estamos trazendo para as ruas a empolgante tecnologia avançada do mundo da Fórmula 1", declarou Ola Källenius, CEO da Mercedes-AMG GmbH.

Outro diferencial que a Mercedes promete é que o tempo de resposta nas acelerações é praticamente nulo, o carro responde quase que instantaneamente às acelerações, diferente do que acontece com os modelos a combustão, vez que tem o tempo de resposta do mecanismo. O motor também não tem vibrações. A autonomia do carro está afixada em 250 quilômetros em uso misto (urbano e rodoviário).

Por ser elétrico, o carro não emite barulhos, com isso, especialistas em áudio da montadora alemã desenvolveram um ronco produzido pelo sistema sonoro, que conta com 11 alto-falantes, com respostas perfeitamente sincronizadas com as acelerações.

O Mercedes-Benz SLS AMG Coupé Electric Drive estará disponível ao mercado europeu em junho de 2013. Apesar de já ter data de lançamento, os valores não foram divulgados pela montadora. Sua chegada a países da América do Sul, como o Brasil, também não foi citada.