A Lotus apresentou seu conceito híbrido, o Evora 414E, que traz novas tecnologias eletrônicas para melhorar a intervenção do condutor ao veículo e a capacidade de adaptação da arquitetura do carro.
Para essa versão do Evora, a Lotus desenvolveu um sistema de alta performance composto por dois motores individuais, cada um com 152 kW, cerca de 204 cavalos de potência e 400 Nm de torque. Cada um dos propulsores acelera uma das rodas traseiras do carro o que, auxiliado por um eficiente controle de tração, tende a manter o carro sempre no curso mesmo em curvas mais fechadas e em alta velocidade. Segundo a montadora, “isto é particularmente adequado para os veículos elétricos e reduz significativamente o conflito entre estabilidade e resposta do veículo”.
O Evora 414E Hybrid precisa de 4 segundos para ir e 0 a 100 Km/h e, como um dos principais destaques do modelo está num “câmbio simulado”, vez que modelos elétricos não precisam de caixa de marchas. Esse câmbio, do tipo borboleta, permite maior controle nas acelerações, além de ser um bom aliado nas frenagens, vez que funciona bem como freio motor e transforma a energia cinética gerada nas reduções de marchas em eletricidade para as baterias, ou seja, aumenta a autonomia do esportivo. Por falar em autonomia, o modelo roda até 483 Km quando os motores elétricos atuam junto com o motor a combustão, um pequeno propulsor de 47 cavalos com tecnologia flex de combustível, bloco de alumínio e apenas 85 Kg. Esse motor é utilizado apenas para alimentar as baterias do carro e não atua diretamente sobre as rodas. A bateria é de polímero de lítio, que permite maior armazenameno de carga.
Se a intenção é não gastar combustível nenhum, o Evora híbrido roda até 56 quilômetros apenas com os motores elétricos e pode ser recarregado numa tomada doméstica, adequado para trechos urbanos.
O carro conta ainda com um sistema de áudio que simula o som de um motor a combustão, vez que motores elétricos quase não emitem ruídos. O sistema trabalha tanto para os ocupantes do carro quanto para quem está fora dele, para que pedestres e outros motoristas escutem sua aproximação. Por se tratar de um protótipo, o valor do carro não foi divulgado pela montadora.