Shayton Equilibrium Exclusivo e veloz, a máquina feita sob encomenda foi concebida para poucos. “A pura perversão sob quatro rodas”! gplus
   

Shayton Equilibrium

Exclusivo e veloz, a máquina feita sob encomenda foi concebida para poucos. “A pura perversão sob quatro rodas”!

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A Shayton é uma montadora do Grupo Provoco, uma marca europeia de designs que desenvolve acessórios e aplicativos para celulares, linha de roupas, acabamento e decoração de interiores, barcos e, dentre seus negócios, criou a Shayton para que seus engenheiros pudessem por sob quatro rodas tudo o que sempre sonharam. E foi assim que nasceu o Equilibrium, um superesportivo pouco conhecido, mas que não deixa nada a desejar a nenhum Bugatti Veyron.

De acordo com os criadores do Equilibrium, o nome do carro teve origem no equilíbrio natural do Universo e busca representar “a pura perversão sob quatro rodas”. O conceito do carro é de deixar o objetivo da viagem em segundo plano e fazer aflorar a experiência em dirigir. Segundo Andrej Stanta, engenheiro chefe do projeto Equilibrium, “o carro está pronto para provar que as novas grandes marcas do século 21 só precisam de paixão, que é o fator primordial que une almas para criar algo, não só para varrer com toda a concorrência, mas para vencê-los em todas as áreas”. Sim, o Equilibrium é agressivo. Seu design remete a jovialidade e às pistas de competição. Inspirado nas formas de um falcão, o carro é baixo e tem linhas marcantes, mas ele não depende só “de um corpinho bonito” para atingir seus objetivos.

A montadora europeia leva consigo a intensão não somente de produzir um carro bonito e rápido, mas também, tecnicamente perfeito. Para isso, o Equilibrium vem equipado com internet Wi-Fi conectado ao banco de dados do motorista, assim ele pode ouvir suas músicas preferidas, ele também salva as configurações preferidas do proprietário, com isso, caso alguém use o carro e mexa nos espelhos retrovisores e posição do banco, quando o usuário principal entrar no carro, com poucos toques, tudo se reajustará sozinho de acordo com as configurações pré-estabelecidas.

Há dois modos de direção programáveis. Para o uso regular ou esportivo. Quando o modo Sport é acionado o comportamento do carro muda, as mudanças de marcha ficam mais rápidas e agressivas, a suspensão abaixa para dar mais estabilidade. Junto com a suspensão, o volume do rádio vai para o mínimo, é hora de escutar o motor. O banco do carro também se ajusta, fica mais apertado e o cinto de segurança fica mais tensionado, tudo para que o motorista se sinta mais integrado à maquina. Com o modo esportivo desabilitado, os amortecedores passam a oferecer maior conforto, o câmbio de seis marchas sequenciais fica mais macio, o motor em rotações mais baixas, e o rádio volta normal.

Agora você deve estar dizendo: “Sim, é bonito e bem equipado, mas e para acelerar, é bom?”. Não, ele não é “bom”... Ele é simplesmente inacreditável! Os engenheiros desenvolveram todo o chassi em carbono-titânio, mesmo material utilizado nas rodas de 20 polegadas na frente e 21 na traseira; a suspensão é de alumínio forjado; esse conjunto garante ao carro muita resistência e extrema leveza. O motor, que empurra essa fera é um V-12 bi-turbo de 1084 cavalos de potência. Por usar muita fibra de carbono, o peso do carro é de 1200 Kg, ou seja, temos uma relação peso/potência na casa de 1,42 Kg por cavalo, ou seja, apesar das quatro rodas, o Equilibrium acelera como uma motocicleta. E seus números não nos deixam mentir. Ele vai da inércia aos 100 Km/h em apenas 3,1 segundos e, dos 100 aos 200 Km/h ele precisa de apenas mais 5,8 segundos. A velocidade máxima dessa fera é de 400 Km/h. 

Potência não falta e, para frear tudo isso foram instalados freios Brembo em carbono-cerâmico ventilados com pinça de seis pistões e discos de 380x34 mm nas quatro rodas, comandados por uma central ABS produzida pela Bosh. Há ainda controle de estabilidade ativo e passivo. A carroceria é em fibra de carbono; os assentos, Recaro em couro e Alcântara-carbono e o acabamento interno, também em carbono, fibra e alumínio escovado.

É muito? Então beba um copo d’água antes de saber o preço. 1 milhão. Reais? Não. Euros. € 1.000.000,00. Sim, é caro, mas é preciso saber que seu concorrente direto, o Bugatti Veyron, tem o valor tão salgado quanto.


Atualmente, o carro desenvolvido na Eslovênia é vendido somente sob encomenda, mas é uma boa pedida caso você tenha cerca de R$ 2.630.000,00 (cotação do Euro a R$ 2,63) mais os impostos e taxa de importação, que, geralmente, quase triplicam o valor dos carros no Brasil.