A linha 2013 do Tiguan chega ao mercado brasileiro com novidades. O utilitário esportivo premium da Volkswagen passa a ser o primeiro modelo da marca a ser comercializado no Brasil com duas opções: R-Line Exterior e R-Line Completo.
R-Line Exterior – Os para-choques são esculpidos na conformação R-Line e pintados na cor da carroceria. A aparência harmoniza com as saias laterais, também na cor da carroceria e aerofólio. Há ainda difusor traseiro em preto texturizado, soleiras das portas de alumínio com logotipo R-Line – logotipo também presente na grade do radiador. Além disso, inclui rodas de liga-leve Mallory com 18 polegadas e pneus 235/50 R18.
R-Line Completo – Além de todos os itens da configuração R-Line Exterior, a segunda opção acrescenta ao SUV bancos dianteiros esportivos de couro “Vienna”, apoios de cabeça com logotipos R-Line e volante multifuncional com shift paddles, detalhes de alumínio e logotipo R-Line. Componentes interiores adicionais incluem forração de teto "Titan black" e cobertura dos pedais de aço inoxidável. Faróis de xenônio são oferecidos como opcionais, acompanhados por lanternas dianteiras formadas por um conjunto de 14 LEDs.
A ergonomia do carro prima pelo posicionamento elevado dos acentos. Atrás, os bancos são bipartidos e pode ter a posição ajustada longitudinalmente em até 16 centímetros e também permite regular a inclinação do encosto. A capacidade do compartimento de bagagens vai de 470 a 1.510 litros, dependendo do posicionamento do banco traseiro. De série, os bancos vêm com uma faixa central de couro Alcantara, estilo Milan, em preto, cinza ou bege. Opcionalmente, podem vir totalmente revestidos de couro, com os assentos dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico do banco do motorista.
A ergonomia do carro prima pelo posicionamento elevado dos acentos. Atrás, os bancos são bipartidos e podem ter a posição ajustada longitudinalmente em até 16 centímetros e também permitem regular a inclinação do encosto. A capacidade do compartimento de bagagens vai de 470 a 1.510 litros, dependendo do posicionamento do banco traseiro. De série, os bancos vêm com uma faixa central de couro Alcantara, estilo Milan, em preto, cinza ou bege. Opcionalmente, podem vir totalmente revestidos de couro, com os assentos dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico do banco do motorista.
O Tiguan R-Line vem com tela de instrumentos colorida, de série, CD Player com tela sensível ao toque, capacidade para seis CDs, Bluetooth, oito alto-falantes e entradas de áudio externo para SD Card e iPod. Opcionalmente, pode vir equipado com o conjunto de som com sistema de navegação integrado.
O motor do Tiguan R-Line é o 2.0 TSI (turbo e injeção direta de gasolina), com potência de 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm. Conjugado a um câmbio automático de seis marchas e comando Tiptronic, ele leva o modelo de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e alcança a velocidade máxima de 207 km/h. A transmissão permite executar trocas manuais por meio de shift paddles localizados junto ao volante. Há ainda freio de estacionamento com acionamento eletrônico e sistema auto-hold, que mantém o veículo parado em subidas ou descidas, após o motorista ter tirado o pé do pedal do freio, evitando recuo ou avanço nas arrancadas.
O sistema 4Motion se adapta as condições de uso, distribuindo a força do motor para as quatro rodas do veículo de acordo com a situação momentânea. No uso normal, 90% do torque é dirigido para o eixo dianteiro, o que ajuda a economizar combustível. A distribuição de torque é feita por uma embreagem eletrohidráulica multidiscos, integrada ao diferencial traseiro, e pode variar de forma constante, controlada eletronicamente. O sistema evita que as rodas dianteiras girem em falso nas arrancadas e nas acelerações, podendo transferir até 100% da força do motor para as rodas traseiras nessas circunstâncias.
A segurança dos ocupantes é garantida por uma rígida célula que cerca o espaço dos passageiros e zonas de deformação para absorção de energia em caso de colisões. O modelo traz seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina). Sistema de freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e de tração contribuem para reduzir a possibilidade de acidentes fatais. Para aumentar a segurança no transporte de crianças, o Tiguan R-Line tem sistema ISOFIX para acomodação de cadeirinhas no banco traseiro. Para completar os itens de segurança, o Tiguan R-Line tem detector de fadiga, que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo ao condutor uma parada para descansar e tomar um café.
Completam os itens do carro retrovisor interno com escurecimento automático, acendimento dos faróis com sistema Coming & Leaving home, controle automático de velocidade, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva e indicador da pressão dos pneus. Opcionalmente, o Tiguan pode vir equipado com o Park Assist II, sistema de estacionamento automático que, nessa segunda geração, também executa manobras para colocar o utilitário em vagas transversais. Outro opcional é o Kessy, que além de oferecer ignição do motor por meio de um botão, permite abrir e fechar as portas do veículo sem necessidade do uso da chave.
O Tiguan R-Line Exterior chega ao mercado com valor inicial de R$ 114.700 reais. Já o R-Line Completo sai a R$ 126.169. A garantia do carro é de três anos, sendo de 12 anos contra corrosão de chapa.