O BMW M3 Coupé ganhou uma versão poderosa, direto das pistas de corrida para as ruas e para as suas mãos: o BMW M3 GTS.
Além do motor V8 maior e mais poderoso, um tuning exclusivo de M Dual Clutch Transmission de sete velocidades com Drivelogic e uma tecnologia de suspensão modificada, o carro também foi especificamente otimizado em relação à aerodinâmica e à construção leve.
Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos. Alcança a marca de 1000 metros a partir do ponto morto em apenas 22,5 segundos, e a velocidade máxima é 305 km/h.
Kay Segler, CEO da BMW M GmbH, explica: “Nosso objetivo foi desenvolver uma variante do modelo que comprovasse seu potencial impressionante tanto nas ruas como em eventos de corrida esportiva. O BMW M3 GTS é a pura sensação de M, incorporando os valores da marca de forma altamente concentrada.”
O torque máximo foi aumentado em 400 Nm para 440 Nm e está disponível a uma velocidade do motor de 3.750 rpm.
Outro recurso derivado do automobilismo é o cárter projetado como uma construção em placa de apoio e feito de uma liga especial de silicone de alumínio, além de aceleradores únicos, sensores de batida com tecnologia de corrente iônica e fornecimento de óleo com reservatório aperfeiçoado. O sistema de exaustão esportivo leve desenvolvido para o BMW M3 GTS com conversores catalíticos primários específicos ao modelo e silenciadores traseiros de titânio garante fluxo de exaustão ideal.
A transmissão de força é feita através da caixa de câmbio M Dual Clutch Drivelogic. Essa transmissão de sete velocidades opera de acordo com um princípio também desenvolvido para o automobilismo e permite a troca de marchas sem interrupção da tração para obter uma aceleração extremamente dinâmica. Suas características da caixa de câmbio foram exclusivamente aprimoradas para o motor modificado do BMW M3 GTS.
A tecnologia de suspensão do carro também derivada do automobilismo é baseada na construção do eixo dianteiro e traseiro apresentada pelo BMW M3 Coupé. Apresenta um rígido suporte ao eixo traseiro assim como uma suspensão coilover, cujos amortecedores são independentemente variáveis na tração e na viagem de compressão. Além disso, a inclinação nos eixos dianteiros e traseiros e a altura do veículo são variáveis para finalidades automobilísticas. O carro é rebaixado 16mm no eixo dianteiro e 12mm no traseiro.
O sistema de freio de alto desempenho apresentado no carro foi projetado como uma construção de gabarito fixo e compreende seis pistões em cada roda dianteira e quatro pistões em cada roda traseira.
O tuning específico da função de controle de estabilidade DSC (Dynamic Stability Control), incluindo ABS e o M Dynamic Mode (MDM), faz concessões para o maior potencial dinâmico do BMW M3 GTS. A transferência ideal não apenas do torque de aceleração, mas também do torque de freio é garantida por pneus misturados em rodas de liga leve M com 9 polegadas em preto fosco, com design de raio em Y.
Aerodinâmica - Para otimizar a corrente de ar e para adaptação sob demanda de características de força vertical descendente, o BMW M3 GTS é equipado com elementos da grade do radiador e do spoiler traseiro orientados para o automobilismo. Os elementos do duto de ar na grade do radiador dianteira também estão disponíveis, assim como a posição do spoiler traseiro.
O chassi é brilhante de cor única laranja. E outras características adicionais específicas ao modelo são os componentes exteriores em preto fosco, como a grade do BMW, os acabamentos do teto e as rodas de liga assim como os elementos de entradas laterais feitos de cromo anodizado escuro.
Além do teto em CFRP padrão no BMW M3 e de silenciadores traseiros em titânio, uma construção excepcionalmente leve do console central e paineis nas portas, o uso de janelas laterais de policarbonato na parte traseira e de uma janela traseira de policarbonato, prescindindo de assentos no compartimento traseiro e isolamento acústico configurados especificamente para o veículo servem para garantir a otimização do peso. O peso descarregado do BMW M3 GTS é 1.530 kg.
O controle automático da temperatura e o sistema de áudio oferecidos como recursos padrões de conforto no BMW M3 podem ser equipados de acordo com o desejo do cliente.
A variedade de equipamentos inclui os assentos esportivos, acabamentos interiores em carbono e um volante de Alcantara M. Os revestimentos na porta e nas laterais no compartimento traseiro também são feitos de Alcantara. O BMW M3 GTS é equipado como padrão com um arco de segurança ajustado atrás dos pilares B. Além disso, o chassi do carro oferece pontos de fixação para cintos de segurança de seis pontos e uma extensão opcional para o arco de segurança. O carro é equipado com cintos automáticos de três pontos para uso nas estradas. Cintos de segurança de seis pontos fornecidos adicionalmente para o motorista e o passageiro da frente e um extintor completam o conjunto de equipamentos.
O carro está a venda unicamente na Eurobike (www.eurobike.com.br), na Av. Gastão Vidigal, 1.357. Preço: R$ 850.000,00.