Versão italiana do Dodge Journey Ele veio para ocupar o topo de linha da Fiat. O Freemont chega ao Brasil como fruto da união entre a Fiat e o grupo Chrysler. gplus
   

Versão italiana do Dodge Journey

Ele veio para ocupar o topo de linha da Fiat. O Freemont chega ao Brasil como fruto da união entre a Fiat e o grupo Chrysler.

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A parceria entre a Fiat e a Chrysler traz ao mercado automobilístico o seu primeiro crossover. O nome dele é Freemont, uma versão que imita o Dodge Journey e que oferece duas versões ao consumidor: Emotion com cinco lugares e o Precision com sete assentos.

Produzido em Toluca, no México, o Freemont chega ao Brasil equipado com um motor de quatro cilindros, de 2.4 litros, com 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote - DOHC. O comando de válvulas é do tipo Dual VVT - variável tanto na admissão quanto no escape. Ele desenvolve potência máxima de 172 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 22,4 kgfm a 4.500 rpm. Esses quatro cilindros têm curva de torque bastante plana. Em torno das 1.300 rpm ele já apresenta torque superior a 17,0 kgfm. O Fiat Freemont estará disponível com transmissão automática, conversor de torque, quatro marchas à frente - com opção de mudanças sequenciais - e uma à ré.

Vale também destacar outras características deste motor movido a gasolina que se comporta com excelência em qualquer tipo de condução, proporcionando economia de combustível e baixos níveis de emissões. São elas:

• Bloco e cabeçote em alumínio para redução de peso e melhor dissipação do calor;
• Distribuição por corrente, garantindo maior confiabilidade e menor manutenção;
• Acelerador eletrônico (Drive by Wire), que permite maior suavidade e controle máximo nas acelerações e desacelerações;
• Coletor de admissão em plástico que aquece menos e facilita a entrada do ar para o cilindro, gerando mais força e desempenho.

O design da máquina tem pouca diferença em relação ao Journey, mas a nova grade frontal com logotipo da Fiat e as lanternas traseiras com configuração em LEDs chamam a atenção. O painel interno de instrumentos o carro é mais moderno e com melhor visualização.

Outro destaque é a tela sensível ao toque de 4,3 polegadas do sistema multimídia Uconnect. “Inicialmente era para ser de 8,4 polegadas, mas devido problemas com o fornecedor japonês, a saída foi adotar uma tela menor”, explicou Carlos Eugênio, diretor de produto e exportação da Fiat, que confirmou a chegada da tela maior em 2012.

Como equipamento de série, a versão Emotion traz ar-condicionado de duas zonas, airbag frontal duplo, freios com ABS (antitravamento), ESP (controle eletrônico de estabilidade), direção hidráulica, controlador de velocidade, rádio CD player com MP3, entrada USB e entrada auxiliar, faróis de neblina, volante multifuncional e rodas de liga leve de 16 polegadas.
A Precision oferece a mais os airbags laterais e de teto, ar-condicionado de três zonas, terceira fileira de bancos, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores crepuscular e de estacionamento, e ajuste elétrico do banco do motorista. Tetro solar e bancos revestidos em couro são opcionais para a configuração topo de linha.

O valor da máquina é de R$ 81,900 para o modelo Emotion e R$ 86.000 para a versão Precision.