A Audi apresenta no salão de Frankfurt seu novo conceito, o Urban Concept. Com linhas bem diferentes de qualquer carro da montadora, o Urban tem como meta ser um veículo leve, compacto e ágil, perfeito para quem vive em grandes centros e convive com congestionamentos e pouco espaço.
São duas versões apresentadas: a Sportback, com capota rígida e a Spyder, conversível, com portas que abrem para cima. Ele é desenvolvido em fibra de carbono reforçada e tem como característica marcante rodas 21" destacadas da carroceria, envolvidas por placas de proteção sinalizadas com leds.
No interior, há espaço para duas pessoas, sendo que o motorista fica posicionado à frente do seu acompanhante devido ao posicionamento ligeiramente escalonado entre os dois assentos, que como nos esportivos, são rebaixados, quase na altura do solo. O motorista pode ajustar o volante e os pedais conforme suas medidas corporais e os bancos são fixos. O teto foi projetado para ser manobrável e desliza para traz para abrir as portas.
Ecologicamente correto, dois motores elétricos e-tron promovem a propulsão, fornecendo ao ultraleve uma potência estimada em 20cv. O carro pesa apenas 480 Kg, com isso, temos uma relação peso/potência de cerca de 24 quilos por cavalo, bem semelhante ao fornecido por motocicletas de 125cc. Isso garante a esse carrinho uma velocidade final de 100 km/h, após quase 17 segundos de plena aceleração, o que não é um bom número para quem costuma pegar rodovias. Em contrapartida, por ser um propulsor elétrico, ou seja, mesmo com o carro em repouso ele arranca a torque máximo, ele consegue atingir 60 Km/h em honestos 6 segundos, ideal para cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Para completar, ele possui suspensão de acionamento elétrico, que proporciona sensação de esportividade aos ocupantes desse veículo, que mede pouco mais de três metros de comprimento.
Sua bateria, de íons de lítio, dura 73 quilômetros (menos da distância média percorrida pelos brasileiros no trajeto casa/trabalho, estimada em 20 Km). Caso a bateria fique totalmente sem energia, demora cerca de uma hora para ser totalmente carregada, ligada numa tomada 220 volts.