Animado com a maré de bons negócios, o setor náutico brasileiro já está a todo vapor às vésperas da abertura da 14ª São Paulo Boat Show, a maior feira indoor do gênero da América Latina, a ser realizada no Transamerica Expo Center, na capital paulista, de 13 a 18 de outubro. De acordo com os organizadores, o volume de negócios deve alcançar a cifra de R$ 230 milhões, nos seis dias do evento, o que supera em 10% o resultado da edição anterior, no ano passado.
Por conta do avanço econômico e do aumento do poder de consumo da classe média brasileira, os fabricantes querem atrair cada vez mais a Classe C. E graças à inclusão deste grupo de consumidores ao mercado náutico, o setor arrecadou R$ 1 bi no ano passado.
Na edição de 2011, o público irá se deparar com grandes lanchas que mais parecem luxuosos hotéis flutuantes. Essas embarcações, que chegam a medir 120 metros quadrados, o que equivale a um apartamento de três quartos, são as maiores atrações do evento e mexem com o imaginário de qualquer um.
As três grandes estrelas da feira são as suntuosas Intermarine 545, Azimut 64 e Phantom 600. O trio é voltado para um público seleto, formado por pessoas com bala na agulha para gastar até R$ 16 milhões, que é o caso da lancha da Intermarine. Além do luxo, elas têm em comum o flybridge e a suíte principal a meia-nau, que toma toda a boca do barco.
Para os amantes dos esportes náuticos, as apostas dos organizadores são a Key Largo 28 Sole e a Malibu VLX. A primeira, fabricada pela Sessa Marine Brasil, é ideal para passeios, mergulho e outros esportes aquáticos. Já a embarcação da empresas americana Malibu Boats, além de ser excelente para a prática do wakeboard, aposta na interatividade, já que é equipada com uma filmadora com saída USB. O praticante pode mandar o vídeo para o YouTube poucos minutos de uma performance.
De acordo com Ernani Paciornik, diretor e idealizador do evento, apesar do grande volume de negócios gerado pela venda de barcos, 75% dos visitantes compram acessórios durante o evento. Muito por conta disso, a feira traz o que há de mais moderno em acessórios, peças e utensílios para a prática de mergulho, wakeboard e caiaquismo.
A presença das gigantes estrangeiros como a americana Silverton Yacht, campeã de vendas do último Miami Boat Show, a inglesa Princess, os italianos da Azimut, a alemã Bavaria, as francesas Bénéteau e Jeanneau e a estreante espanhola Astondoa consolida ainda mais a São Paulo Boat Show como uma das principais feiras do gênero no mundo.
As principais representantes nacionais, cuja capacidade já se equipara às concorrentes internacionais, são a Schaefer, fabricante da já citada Phantom 600, Real, Cimitarra, Armada, Fibrafort, Royal Mariner e a Ecomariner, maior estaleiro do Nordeste.
A feira
Durante os seis dias da feira, o público poderá conferir mais de 230 embarcações e acessórios náuticos nos mais de 120 estandes. Espera-se que 50 mil pessoas visitem o local durante os seis dias de evento.
Um setor que vai atrair a atração e a cobiça dos visitantes é o “Espaço dos Desejos”. Neste ambiente Classe AA, o público poderá conferir lançamentos de grandes marcas, como Mercedes-Benz, MINI, Mitsubishi Motors, Audi Helicópteros, Amazonia Móveis e Grifith.
Até a lancha Silver Bullet, usada na gravação de algumas cenas do filme “Amanhecer”, da saga “Crepúsculo”, estará em exibição na SP Boat Show.
Serviço:
Data: de 13 a 18 de outubro de 2011
Horários:
Dias de semana: das 14h às 22h
Sábado e domingo: das 12h às 22h
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro - São Paulo /SP
Ingresso: R$ 40 / crianças até 1m de altura não pagam
Pessoas portadoras de necessidades especiais: R$ 1
Pessoas acima de 65 anos: R$ 20,00
Site: www.boatshow.com.br